Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações que certamente agradaram ao Kremlin.
Ao falar sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, Trump sugeriu que a Ucrânia "poderia algum dia se tornar parte da Rússia". O mandatário americano afirmou: "Pode que cheguem a um acordo. Pode que não cheguem a um acordo. Pode que algum dia sejam russos. Pode que não sejam russos algum dia".
Te podría interesar
Trump também destacou o valor estratégico e econômico do território ucraniano, mencionando que o país possui "terras tremendamente valiosas, em termos de terras raras, em termos de petróleo e gás, em termos de outras coisas".
Ele ainda ressaltou que os EUA têm investido centenas de bilhões de dólares na região e que deseja garantir o retorno desse investimento.
Te podría interesar
"Quero ter nosso dinheiro assegurado", disse, acrescentando que pediu a Kiev o equivalente a "500 bilhões de dólares em terras raras", disse Trump.
O presidente americano também expressou otimismo em relação aos avanços nas negociações de paz, afirmando: "Creio que fizemos enormes progressos na última semana. Estamos tratando com os russos. Estamos tratando com os ucranianos. Creio que algo será feito, isso espero".
As declarações de Trump geraram preocupação em Kiev, onde o presidente Volodymyr Zelensky teme que os EUA e a Europa possam abandonar o país em meio ao conflito com a Rússia.