Segundo análise da Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa, um asteroide recém-descoberto, designado 2024 YR4, tem uma chance em 83 (pouco mais de 1%) de impactar a Terra em 22 de dezembro de 2032.
É uma avaliação que deve mudar ao longo do tempo, à medida que mais observações forem coletadas. O corpo celeste possui cerca de 60 metros de diâmetro e está atualmente a 43,4 milhões de quilômetros da Terra.
Te podría interesar
O 2024 YR4 chamou a atenção dos astrônomos quando subiu de posição na lista de risco automatizada Sentry (Sentinela), da Nasa, em 31 de dezembro de 2024. O Sentry é um sistema de monitoramento desenvolvido para analisar os catálogos astronômicos em busca de asteroides que no futuro possam colidir com o planeta.
No X, o astrônomo amador Tony Dunn compartilhou uma simulação da aproximação do asteroide.
Te podría interesar
Risco baixo
O engenheiro da Catalina Sky Survey e caçador de asteroides David Rankin, em entrevista ao site Space, minimizou os riscos de colisão. "As pessoas não devem se preocupar com isso ainda", apontou. "A probabilidade de impacto ainda é muito baixa, e o resultado mais provável será ele se aproximando e não nos atingindo."
Atualmente, segundo Rankin, o "corredor de risco" para impacto vai da América do Sul, por meio do Oceano Atlântico, até a África subsaariana.
"É importante ter em mente que sua órbita ainda é muito incerta para saber se ele vai atingir, e agora, o resultado mais provável é um erro", disse ele. "Essa estimativa do corredor de impacto acabará ficando obsoleta com novas observações e melhores cálculos de órbita."
Segundo a Nasa, um objeto que atinge esse nível não é algo incomum, vários objetos no passado que atingiram essa mesma classificação e, eventualmente, caíram conforme mais dados chegaram.