governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (17) a adesão formal da Nigéria como país parceiro do BRICS, ampliando o bloco que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com isso, a Nigéria se torna o nono integrante na categoria de países parceiros, criada durante a XVI Cúpula do BRICS, realizada em Kazan, em outubro de 2024.
A Nigéria, que possui a sexta maior população do mundo e é a maior do continente africano, também figura entre as principais economias da África.
Te podría interesar
Segundo o governo brasileiro, o país compartilha interesses estratégicos com os demais membros do grupo, destacando-se no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na promoção de reformas na governança global. Esses temas são considerados prioritários pela presidência pro tempore brasileira do BRICS em 2025.
Além dos cinco membros fundadores, os países parceiros do BRICS incluem Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. A inclusão da Nigéria reflete o compromisso do agrupamento em ampliar sua representatividade geopolítica e econômica, especialmente no contexto das nações emergentes.
Te podría interesar
“A Nigéria possui interesses convergentes com os demais membros do agrupamento, atuando ativamente no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global, temas prioritários para a atual presidência brasileira.”, destacou o governo brasileiro em comunicado oficial, saudando a decisão do governo nigeriano.