Rússia e Irã formalizaram nesta sexta-feira um Tratado de Associação Estratégica Integral com duração de 20 anos, após negociações bilaterais concluídas na capital russa.
O presidente Vladimir Putin descreveu o acordo como “inovador”, destacando que ele criará condições para o desenvolvimento estável e sustentável das relações entre os dois países.
Te podría interesar
O tratado estabelece metas ambiciosas, abrangendo cooperação econômica, tecnológica, humanitária, defesa e segurança. Inclui também o aumento do comércio, a exportação de energia, transferência de tecnologia em energias renováveis e a simplificação de viagens para turistas. O documento substitui um acordo anterior, assinado em 2001, e reflete o fortalecimento das relações bilaterais.
Putin destacou que Rússia e Irã estão eliminando a burocracia em favor de ações concretas. Ele também ressaltou que os dois países têm adotado suas moedas nacionais em transações mútuas e estão integrando seus sistemas de pagamento.
Te podría interesar
Também foi anunciado um gasoduto com capacidade inicial de 2 bilhões de metros cúbicos, com potencial de expansão para 55 bilhões, foi anunciado como parte da parceria.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse que o tratado foi desenvolvido com base nos interesses comuns de ambos os países. O chefe de governo também elogiou a visão compartilhada de Teerã e Moscou, somada à resistência conjunta contra sanções internacionais unilaterais e ilegais.
Também houve destaque ao chamado Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INSTC), que inclui o trecho ferroviário Rasht-Astara, atualmente em discussão, que pode conectar os países via trem.