GLOBAL

Uruguai: esquerda deve ganhar eleições com ampla margem, mostram pesquisas

Candidato da Frente Ampla supera adversários liberais e de extrema direita por mais de 20 pontos

Yamandu Orsi lidera as pesquisas para presidente do UruguaiCréditos: [U.S. Embassy photo: Juan Casal / Copyright info]
Escrito en GLOBAL el

Neste ano, teremos eleições presidenciais no Uruguai estão gerando grande expectativa, com a Frente Ampla, grupo de esquerda de Pepe Mujica e Tabaré Vazquez, emergindo como o favorito segundo as últimas pesquisas.

A FA de Yamandu Orsi, candidato escolhido nas primárias, lidera com 43% das intenções de voto, enquanto a soma dos partidos de direita, composta pelo Partido Nacional, Partido Colorado, Cabildo Abierto e Partido Independente, atinge 37%.

Vale lembrar que no país não há chance de reeleição, portanto, o atual presidente Luis Lacalle Pou não competirá.

A direita, dividida entre diferentes frentes, terá como candidatos Álvaro Delgado, representando o atual governo no Partido Nacional, Andrés Ojeda, do partido Colorado e Guido Manini Ríos pelo Cabildo Abierto, partido fascista que não ganhou tração política na população uruguaia.

Essa é a coalizão que sustenta o governo, mas não se unificou para as eleições nacionais. O Partido Nacional possui 22%, seguido pelo Partido Colorado com 11%. Cabildo Abierto e Partido Independente somam 2% e 1%, respectivamente.

As pesquisas indicam que, após as eleições internas, a Frente Ampla está fortalecida, colocando-se em uma posição favorável para um possivel segundo turno, marcada para 24 de novembro, caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos no primeiro turno, em 27 de outubro.

52% dos uruguaios acreditam que o próximo governo será liderado pela esquerda, independentemente de suas próprias preferências, refletindo uma percepção de mudança no cenário político do país.