ELEIÇÕES 2024

Frente Ampla, de esquerda, lidera com grande vantagem disputa presidencial no Uruguai

As siglas ainda não definiram quem serão seus candidatos; Os nomes mais falados são Yamandu Orsi pela Frente Ampla e Álvaro Delgado pelo Partido Nacional, do atual presidente

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai pela Frente Ampla, e o presidente Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Uma pesquisa do instituto Cifra sobre as intenções de votos para as eleições presidenciais do Uruguai foi divulgada na noite desta terça-feira (27). E trouxe consigo uma ótima notícia para a esquerda continental: se o pleito fosse hoje a Frente Ampla, do ex-presidente Pepe Mujica, teria chances de vencer no primeiro turno.

O partido marcou 47% das intenções de votos seguido por 31% do Partido Nacional, do atual presidente Luis Lacalle Pou, de direita. Na sequência vêm o Partido Colorado (6%), Cabildo Abierto (2%) e Partido Independiente (1%). Outros candidatos somam 2% das intenções de votos e 11% declararam votos nulos ou em branco.

As eleições ocorrem em 27 de outubro e para que não haja um segundo turno é preciso que um dos candidatos tenha mais de 50% dos votos. Caso ocorra, o segundo turno está marcado para 24 de novembro.

As siglas ainda não definiram quem serão seus candidatos. Os nomes mais falados são Yamandu Orsi pela Frente Ampla e Álvaro Delgado pelo Partido Nacional, do atual presidente. Orsi é do Movimento de Participação Popular (MPP), o mesmo partido de Pepe Mujica que compõe a Frente Ampla. Já no Partido Nacional, o presidente Lacalle Pou não poderá concorrer e a sigla ainda não anunciou quem será seu candidato.