A bandeira do Brasil foi hasteada na manhã desta quinta-feira (1º) na Embaixada da Argentina em Caracas para mostrar que o governo Lula é quem está no comando da sede diplomática do país vizinho na Venezuela.
"A partir deste momento, e a pedido do Governo Argentino, a República Federativa do Brasil se encarregará da guarda das instalações da missão argentina em Caracas, incluindo a Embaixada e a Residência Oficial, seus bens e arquivos, bem como como a proteção de seus interesses e dos interesses dos nacionais argentinos em território venezuelano", afirmou em nota a chancelaria argentina.
Te podría interesar
O Brasil assumiu o comando da embaixada argentina após o presidente fascista Javier Milei tentar liderar um levante internacional golpista contra o resultado das eleições na Venezuela, que decretou a vitória e a reeleição de Nicolás Maduro.
Milei, que já tentou por diversas vezes provocar um incidente diplomático atacando Lula, foi às redes agradecer ao presidente brasileiro.
Te podría interesar
"Aprecio muito a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali", escreveu Milei.
Além da custódia da sede diplomática e dos bens do governo argentino, o Brasil ficará responsável ainda pelos "requerentes de asilo político da oposição venezuelana, que estão sob proteção na Residência Argentina em Caracas desde o passado dia 20 de março e foram impedidos de sair do país juntamente com o pessoal da Embaixada", informou a chancelaria argentina.
Entre os asilados estão Pedro Alejandro Urruchurtu Noselli, coordenador de relações internacionais de Maria Corina Machado e do partido Vente Venezuela, de ultradireita.
Noselli é acusado de ter sido financiado pela petroleiro estadunidense Exxon Mobil atuando como espião dos interesses dos EUA e das transnacionais do petróleo na Venezuela. Ele foi denunciado por conspiração, traição à pátria e lavagem de dinheiro para a pré-campanha de Corina Machado e se abrigou na embaixada argentina.