Uma pesquisa de boca de urna sobre as eleições parlamentares do Reino Unido e divulgada na tarde desta quinta-feira (4) pela agência Associated Press aponta para um massacre do Partido Trabalhista, a esquerda britânica. De acordo com os resultados, dos 650 acentos do Parlamento, 410 devem ficar ocupados pelos trabalhistas.
Os conservadores, principal força da direita tradicional britânica, ficam em segundo lugar com 131 cadeiras. Seria uma perda de 234 cadeiras, levando em consideração que em 2019 o partido conseguiu 365 delas, obtendo a maioria e elegendo seu primeiro ministro Rishi Sunak.
Te podría interesar
Os trabalhistas, por outro lado, obtiveram 203 cadeiras em 2019. Se confirmarem os resultados da boca de urna, terão tido um salto de mais de 100%, com 207 cadeiras a mais. Assim, conseguirão facilmente eleger Keir Starmer, sua principal liderança, como primeiro-ministro, encerrando 14 anos de governos conservadores.
Entre as demais forças políticas, o Partido Liberal Democrata deve obter 61 cadeiras (48 a mais que em 2019), o Partido Reformista deve obter 13 cadeiras em sua primeira eleição nacional, o Partido Verde 2 cadeiras (1 a mais) e o Partido do País de Gales terá 4 cadeiras (1 a mais).
Te podría interesar
O Partido Nacional Escocês com 10 cadeiras (45 a menos que em 2019) se juntaria ao Partido Conservador entre os derrotados no pleito. Outras 19 cadeiras devem permanecer em posse de organizações de menor porte. Os resultados finais serão divulgados na próxima madrugada.