A França sofreu um ataque nos cabos de internet e telefonia durante as Olimpíadas de Paris. Na madrugada de domingo (28), sabotagens danificaram as redes de fibra ótica, deixando diversas regiões sem acesso à internet. Operadoras francesas foram as principais afetadas, causando grandes transtornos à população e aos serviços essenciais.
"Os danos cometidos em várias regiões na noite passada afetaram nossas operadoras de telecomunicações. Eles têm consequências, localizadas, no acesso à fibra, telefonia fixa e móvel", afirmou Marina Ferrari, secretária de Estado dos Assuntos Digitais no X, antigo Twitter.
Te podría interesar
A sabotagem acontece poucos dias após a sabotagem de várias linhas de trem de alta velocidade, que causou caos nas estações francesas na cerimônia de abertura das Olimpíadas e impactou as viagens de milhares de pessoas. O ministro informou à emissora francesa RTL que o custo da sabotagem foi estimado em milhões de euros, incluindo “perdas comerciais” e “despesas de reparação”.
Embora Paris não tenha sido afetada pela destruição dos cabos nesta segunda (29), o incidente gera preocupações com as Olimpíadas. Nos departamentos de Meuse e Oise, no sul da França, a infraestrutura das operadoras SFR e Bouygues Telecom foi vandalizada, segundo a imprensa francesa RFI. De acordo com o jornal francês Le Parisien, também há relatos de cabos cortados e de que o fornecimento de internet e telefonia fixa está sendo afetado.
Te podría interesar
*Matéria em atualização