VIOLÊNCIA POLICIAL

CENAS FORTES: Polícia dos EUA assassina mulher negra em sua casa e gera revolta

Sonya Massey chamou emergência para denunciar possível intruso em sua casa; ela estava desarmada quando foi alvo dos tiros, que foram gravados pelas câmeras dos policiais

Vídeo mostra ação violenta da polícia dos EUACréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Sonya Massey, uma mulher negra de 36 anos, foi tragicamente morta pelo policial Sean Grayson em sua própria casa em Springfield, Illinois, no dia 6 de julho de 2024.

O caso ganhou repercussão após a divulgação do vídeo da câmera corporal do policial, que evidenciou o que realmente ocorreu naquela noite.

Massey acionou o 911, serviço de emergência dos EUA, para relatar a presença de um possível intruso em sua residência. Os policiais atenderam ao chamado e foram à residência.

Ela estava com uma panela no fogo. Os policiais pediram para ela desligar o fogão. Ela atendeu ao pedido e pegou a panela, levando-a para a pia para esvaziá-la.

Grayson se afastou. Ela perguntou: "onde você está indo?”. Ele respondeu: "para longe de sua água quente e fumegante”, em tom de piada. A vitima, então, brincou: “Eu te repreendo em nome de Jesus”. O policial começou a ameaçá-la e afirmou que atiraria caso ela não largasse a panela.

Ela se abaixou para se proteger e Grayson disparou três vezes contra Massey, incluindo na cabeça.

Veja o vídeo [IMAGENS FORTES]:

Sean Grayson era vice-xerife da cidade. Ele foi demitido e indiciado por homicídio culposo, agressão agravada com uso de arma de fogo e má conduta oficial. Ele se declarou inocente das acusações e aguarda julgamento.

O caso de Massey gerou uma onda de protestos e críticas, incluindo uma declaração de Joe Biden.

“A morte de Sonya pelas mãos de um policial nos lembra que, com muita frequência, os negros americanos enfrentam temores por sua segurança de uma forma que muitos de nós não. A família de Sonya merece justiça”, disse o presidente do país.

O Departamento de Justiça do país vai conduzir uma investigação para averiguar o caso.

Segundo a imprensa local, a família de Massey também alegou que houve tentativas de encobrimento da violência por parte da polícia, tentando transparecer que se tratava de um caso de suicídio.

O caso evidencia o racismo da polícia nos Estados Unidos,e relembra outros incidentes trágicos, como os assassinatos de Breonna Taylor e George Floyd.

Com informações de BBC, NBC e CBS.