A marca esportiva Adidas anunciou a retirada da modelo Bella Hadid, filha de pai palestino, de uma campanha publicitária de reedição de um tênis usado nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, em 1972, que ficou marcado por ataque a atletas israelenses.
A retirada da campanha veio após uma série de críticas da comunidade israelense dos Estados Unidos, afirmando que a publicidade era desrespeitosa. Bella Hadid, de 27 anos, sempre se posicionou a favor dos direitos do povo palestino, principalmente após o início do massacre de Israel na Faixa de Gaza em outubro do ano passado.
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"Para a Adidas escolher uma modelo anti-Israel para relembrar essas Olimpíadas sombrias é um descuido massivo ou intencionalmente inflamatório. Nenhum dos dois é aceitável", criticou em nota o Comitê Judaico Americano.
Após as críticas, a Adidas emitiu uma nota se desculpando com a comunidade israelense. "Estamos cientes de que foram estabelecidas ligações com eventos históricos trágicos, embora estes sejam totalmente involuntários, e pedimos desculpas por qualquer incômodo ou dor que isso possa ter causado", declarou a marca, em um comunicado enviado à AFP.
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"Setembro Negro"
A campanha da Adidas tinha como foco relançar o tênis "SL72", usado nas Olimpíadas de Munique. A competição, porém, foi marcada pelo massacre de 11 atletas israelenses pelo grupo palestino "Setembro Negro".
A modelo ainda não se posicionou sobre a retirada da campanha do ar.