A CNN americana divulgou nesta terça-feira (02) uma pesquisa que testa vários nomes do partido Democrata em um suposto enfrentamento eleitoral contra o candidato republicano Donald Trump, caso Joe Biden desista do pleito.
O levantamento foi realizado após o primeiro debate presidencial entre Trump e Biden. Após o embate, a substituição do presidente, que é candidato à reeleição, se tornou assunto público nos EUA.
Te podría interesar
De acordo com a pesquisa da CNN, a vice-presidente Kamala Harris é o nome mais forte do partido Democrata para enfrentar Trump. Segundo o levantamento, Harris e o ex-presidente aparecem tecnicamente empatados, com 45% e 47%, respectivamente.
O desempenho de Kamala Harris é melhor do que o de Joe Biden, que, segundo a pesquisa, tem 43% das intenções de votos contra 49% para Trump.
Te podría interesar
Segundo a CNN, o bom desempenho de Kamala Harris contra Trump "se baseia, pelo menos em parte, no apoio mais amplo de mulheres (50% das eleitoras apoiam Harris contra Trump) e independentes (43% Harris contra 34% Biden)".
Além de Kamala Harris, o levantamento da CNN também testou outros nomes do partido Democrata, que registraram desempenho inferior ao da vice-presidente.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, está atrás de Trump por 48% a 43%, o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, que concorreu à indicação democrata em 2020, está atrás de Trump por 47% a 43%, e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, está atrás de Trump por 47% a 42%, de acordo com hipotéticos confrontos na pesquisa.
No entanto, o partido Democrata, apesar dos números da pesquisa, ressaltou que o presidente Biden "não tem intenção nenhuma de desistir da disputa".