Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia nesta terça-feira (2), o presidente Lula criticou duramente o candidato a presidente dos EUA Donald Trump e seu assecla-mor brasileiro, o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL).
Na extensão do pavoroso debate entre Trump e Biden realizado na última quinta-feira (27), Lula também comentou o estado mental e de saúde do atual presidente Joe Biden.
Te podría interesar
O democrata foi criticado recentemente por conta de seu desempenho pouco enérgico no debate, que suscitou questionamentos sobre sua saúde.
Lula afirmou que somente o presidente dos EUA poderia tentar conduzir uma mudança na candidatura. "Eu acho que somente o Biden pode dizer se ele tem condições de concorrer ou não, eu não tenho condições de dar palpite sabe? Eu acho que o Biden tem que tomar decisão. Ele tem que saber o seguinte, 'eu to bem?'. Eu vou candidato. Se eu não estou bem eu vou parar", disse o presidente.
Te podría interesar
Ele também comparou a estratégia da candidatura de Trump e a candidatura de Jair Bolsonaro, mostrando como ambas se apoiam nas mentiras para dar continuidade a seu projeto político.
"O adversário [Trump] é mais agressivo... mais agressivo e mais mentiroso, o NYT diz que ele contou não sei quantas mentiras. Era como o meu adversário [Bolsonaro]. Ele não tinha nenhum compromisso com nenhuma verdade, qualquer bobagem, abria a boca era como se fosse uma latrina, estava lá falando bobagem. E não tem respeito pelo povo", disse.
Questionado sobre uma eventual sucessão, Lula afirmou que se for necessário, será o candidato em 2026 para comabter o fascismo bolsonarista.