Uma pesquisa Pew Research divulgada nesta sexta-feira (12) revela o drama da democracia estadunidense. O instituto, um dos mais renomados do mundo, revelou que apenas 24% dos eleitores acham que Joe Biden está com boa capacidade mental.
O levantamento da Pew entrevistou 9.424 adultos entre 1 e 7 de julho de 2024 e tem margem de erro de 1,4%. No apanhado geral, Trump lidera contra Biden por 4 pontos: 44% contra 40%. Os 15% restantes apoiam o imprevisível candidato independente Robert F. Kennedy Jr.
Te podría interesar
Avaliação dos candidatos
O grande dado da pesquisa é o seguinte: apenas 24% dos eleitores veem Biden como mentalmente "afiado", ou seja, 76% discordam dessa frase. Para comparação, 58% dizem que Trump é mentalmente capaz.
Isso não significa que Trump seja o queridinho da América. Na verdade, 68% dos eleitores não estão satisfeitos com suas opções presidenciais. O republicano é considerado mal-intencionado por 64% dos eleitores, enquanto apenas 31% pensam o mesmo de Biden. 48% dos eleitores dizem que Biden é honesto e 36% dizem isso de Trump.
Te podría interesar
A maioria tende a usar um mesmo termo tanto para o atual como para o ex-presidente: vergonhoso. 63% acreditam que os candidatos são embaraçosos.
Boa parte dos americanos também são críticos à campanha num geral, com mais de 87% dizendo que o momento eleitoral não é um momento de orgulho.
Separações demográficas
As segregações demográficas são dados úteis para a pesquisa em nível de votos, em especial para conquistar os chamados swing states. Trump lidera entre eleitores com mais de 30 anos de idade e detém uma margem ampla entre os mais velhos, enquanto Biden só tem votos entre os mais jovens.
Trump também lidera entre os eleitores brancos (50% a 36%), enquanto Biden lidera entre os eleitores negros (64% a 13%). Entre eleitores hispânicos - que misturam cubanos, mexicanos, venezuelanos e outros -, há um empate (36% cada).
Trump retém 88% de seus eleitores de 2020, enquanto Biden retém 79%. 8% dos eleitores de Trump e 14% dos eleitores de Biden em 2020 agora apoiam Kennedy. Sinal amarelo para ambas as campanhas.