Escrito en GLOBAL el
Nesta quarta-feira (2), a Colômbia anunciou que não iria mais manter relações diplomáticas com o estado de Israel. O governo de esquerda de Gustavo Petro tem sido vocal contra a política genocida de Netanyahu, noticiou o corte e foi duramente atacado pelo chanceler sionista Israel Katz.
"Há uma palavra que justifica a necessidade da vida, da rebelião, do desfraldar de bandeiras e da resistência. Essa palavra é Gaza", anunciou Gustavo Petro.
Te podría interesar
Mas não foi somente Bogotá que cortou laços com Tel Aviv. Existem dezenas de países no mundo que nunca assumiram laços com Israel, como Paquistão, Iraque, Irã e Bangladesh, e outros tantos que cortaram depois das ações israelenses nos últimos anos.
Países que cortaram relações com Israel
Veja uma lista:
Te podría interesar
- A Bolívia cortou os laços com Israel em 1º de novembro de 2023, em resposta aos ataques contínuos a Gaza. O governo boliviano descreveu as ações de Israel como "desproporcionais" e "crimes de guerra".
- O Bahrein retirou seu embaixador do país e suspendeu relações econômicas com Tel Aviv.
- A Turquia anunciou nesta quinta-feira (2) que iria cortar todas as relações econômicas com Israel, o que pode trazer um problema de abastecimento em petróleo para Israel.
- Belize anunciou em novembro que iria cortar as relações pelos "bombardeios incessantes e indiscriminados em Gaza".
- A África do Sul retirou seus diplomatas já em novembro, um pouco antes de denunciar Israel pro genocídio e apartheid na Corte Internacional de Justiça da ONU.
- Por fim, a Venezuela não mantém relações diplomáticas com Israel desde 2009, quando o governo Chávez condenou as ações israelenses em Gaza.