GLOBAL

Além da Colômbia: que outros países romperam relações com Israel?

Não foi só o governo de Gustavo Petro que cortou laços diplomáticos com o sionismo

Governo de Gustavo Petro corta relações com IsraelCréditos: Alexa Rochi
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (2), a Colômbia anunciou que não iria mais manter relações diplomáticas com o estado de Israel. O governo de esquerda de Gustavo Petro tem sido vocal contra a política genocida de Netanyahu, noticiou o corte e foi duramente atacado pelo chanceler sionista Israel Katz.

"Há uma palavra que justifica a necessidade da vida, da rebelião, do desfraldar de bandeiras e da resistência. Essa palavra é Gaza", anunciou Gustavo Petro.

Mas não foi somente Bogotá que cortou laços com Tel Aviv. Existem dezenas de países no mundo que nunca assumiram laços com Israel, como Paquistão, Iraque, Irã e Bangladesh, e outros tantos que cortaram depois das ações israelenses nos últimos anos.

Países que cortaram relações com Israel

Veja uma lista:

  1. A Bolívia cortou os laços com Israel em 1º de novembro de 2023, em resposta aos ataques contínuos a Gaza. O governo boliviano descreveu as ações de Israel como "desproporcionais" e "crimes de guerra".
  2. O Bahrein retirou seu embaixador do país e suspendeu relações econômicas com Tel Aviv.
  3. Turquia anunciou nesta quinta-feira (2) que iria cortar todas as relações econômicas com Israel, o que pode trazer um problema de abastecimento em petróleo para Israel.
  4. Belize anunciou em novembro que iria cortar as relações pelos "bombardeios incessantes e indiscriminados em Gaza".
  5. A África do Sul retirou seus diplomatas já em novembro, um pouco antes de denunciar Israel pro genocídio e apartheid na Corte Internacional de Justiça da ONU.
  6. Por fim, a Venezuela não mantém relações diplomáticas com Israel desde 2009, quando o governo Chávez condenou as ações israelenses em Gaza.