Como antecipado pela Fórum, a polícia de Nova York, depois de cercar a Universidade de Columbia, invadiu a instituição e expulsou os estudantes do movimento pró-Palestina que haviam ocupado o prédio do campus de Manhattan na madrugada desta terça-feira (30). A pauta principal do movimento é o desinvestimento em Israel.
De acordo com informações da CNN, a "tropa de choque" da política de Nova York invadiu o campus com camburões e com o uso de escadas entrou no prédio pelas janelas. Segundo informações das forças de segurança, por volta das 23h já não havia mais estudantes nas dependências da instituição.
Te podría interesar
"As únicas coisas que sobraram são as barracas e os pertences dos manifestantes", declarou Carlos Nieves, porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York, à CNN.
Por meio de um comunicado, a direção da Universidade de Columbia afirmou que a drástica medida foi para garantir "a segurança da comunidade". "Depois que a universidade soube durante a noite que o Hamilton Hall tinha sido ocupado, vandalizado e bloqueado, ficamos sem escolha. Não arriscaremos a segurança de nossa comunidade ou o potencial de uma nova escalada", declarou a reitora Minouche Shafik.
Te podría interesar
Além disso, o campus da Universidade de Columbia deve permanecer ocupado pela polícia até o próximo dia 17.
Vídeos que circulam pelas redes mostram dezenas de estudantes sendo arrastados pelos policiais. Não foi divulgado um número de manifestantes presos. Todos que ocupavam o prédio foram escoltados para ônibus da polícia de Nova York.
Confira abaixo alguns registros com o momento em que a polícia de Nova York invade o prédio da Universidade de Columbia: