IA NAS ELEIÇÕES

Eleição nos EUA: apoiadores de Trump usam IA para atrair eleitores negros

Ténica de "deepfake" é utilizada para criar falsas imagens do ex-presidente recebendo apoio de pessoas negras

Imagem falsa criada com deepfake mostra Trump ao lado de "apoiadores" negros.Créditos: Reprodução/Trump History
Escrito en GLOBAL el

Circula pelas redes sociais nos Estados Unidos fotos criadas com Inteligência Artificial onde Donald Trump posa com pessoas negras como estivesse recebendo apoio. As imagens foram criadas e divulgadas por eleitores do ex-presidente, que visam atrair votos desse público

A informação foi divulgada pela rede britânica BBC, nesta segunda-feira (4), que localizou dezenas de imagens criadas com deepfake, uma das técnicas da IA  para trocar o rosto de pessoas em fotos e vídeos.

Imagem falsa criada com deepfake mostra Trump ao lado de apoiadores negros - Foto: Reprodução/Trump History

O debate sobre o uso de IA nas eleições se tornou um tema quente nos últimos anos. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no final de fevereiro, uma resolução que proíbe o uso de deepfake que, se identificada, pode gerar a cassação do registro de candidatura, cassação do mandato e responsabilização das big techs. 

Nos Estados Unidos, porém, ainda não há uma legislação para impor limites ao uso de deepfake e outras técnicas de IA nas eleições. Isso preocupa a grande maioria da população estadunidense. Segundo uma pesquisa realizada pela YouGov, em agosto do ano passado, 85% dos cidadãos dos Estados Unidos já estavam “muito” ou “um pouco” preocupados com a propagação de deepfakes e 78% com o uso da IA na propaganda eleitoral.

A reportagem da BBC destaca que não há participação de Trump na produção das imagens. No entanto, atrair eleitores negros é uma estratégia que o possível candidato pelo Republicanos vem adotando, visto que a população negra foi fundamental na vitória de Joe Biden em 2020.

Em janeiro, o atual presidente dos EUA foi alvo de ferramentas de IA em um áudio onde uma voz idêntica a de Biden pedia que os eleitores faltassem às eleições primárias no estado de New Hampshire.