Circula pelas redes sociais nos Estados Unidos fotos criadas com Inteligência Artificial onde Donald Trump posa com pessoas negras como estivesse recebendo apoio. As imagens foram criadas e divulgadas por eleitores do ex-presidente, que visam atrair votos desse público.
A informação foi divulgada pela rede britânica BBC, nesta segunda-feira (4), que localizou dezenas de imagens criadas com deepfake, uma das técnicas da IA para trocar o rosto de pessoas em fotos e vídeos.
Te podría interesar
O debate sobre o uso de IA nas eleições se tornou um tema quente nos últimos anos. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no final de fevereiro, uma resolução que proíbe o uso de deepfake que, se identificada, pode gerar a cassação do registro de candidatura, cassação do mandato e responsabilização das big techs.
Nos Estados Unidos, porém, ainda não há uma legislação para impor limites ao uso de deepfake e outras técnicas de IA nas eleições. Isso preocupa a grande maioria da população estadunidense. Segundo uma pesquisa realizada pela YouGov, em agosto do ano passado, 85% dos cidadãos dos Estados Unidos já estavam “muito” ou “um pouco” preocupados com a propagação de deepfakes e 78% com o uso da IA na propaganda eleitoral.
Te podría interesar
A reportagem da BBC destaca que não há participação de Trump na produção das imagens. No entanto, atrair eleitores negros é uma estratégia que o possível candidato pelo Republicanos vem adotando, visto que a população negra foi fundamental na vitória de Joe Biden em 2020.
Em janeiro, o atual presidente dos EUA foi alvo de ferramentas de IA em um áudio onde uma voz idêntica a de Biden pedia que os eleitores faltassem às eleições primárias no estado de New Hampshire.