A Suprema Corte dos Estados Unidos liberou o ex-presidente Donald Trump para concorrer às eleições primárias em Colorado. O anúncio ocorreu às vésperas da Super Terça, onde 15 estados votam simultaneamente para definir quem será o candidato dos dois partidos dos EUA: Democrata e Republicano.
Neste ano, Trump concorre contra Nikki Haley, sua única adversária, e apresenta vantagem, já que venceu todas as primárias desde janeiro.
Te podría interesar
O que é a Super Terça?
A Super Terça é um grande evento tradicional nas eleições estadunidenses, sempre numa terça-feira, onde são definidos não só os candidatos presidenciais de cada partido, mas também os delegados do Colégio Eleitoral dos EUA.
Por isso, a decisão da Super Terça pode ser decisiva no resultado da eleição, já que a eleição estadunidense acontece através do voto do Colégio Eleitoral. Diferente de como acontece no Brasil, o presidente dos EUA é escolhido pelos delegados, que por sua vez são escolhidos pela população. O número de delegados é proporcional à população dos estados.
Te podría interesar
Ao todo, são 538 delegados que compõem o Colégio Eleitoral. Para que o presidente seja eleito, ele precisa do voto de pelo menos 270 delegados, ou seja, da maioria absoluta. Esses delegados votam de acordo com o voto da população e indicam o candidato mais votado no estado.
Em 2008, a Super Terça foi decisiva para o ex-presidente Barack Obama, que venceu a disputa com Hillary Clinton. Em 2016, foi decisiva para Trump, que também levou a eleição contra Clinton.
O que são as eleições primárias dos EUA?
As eleições primárias são o primeiro evento que antecede as eleições gerais de novembro e consistem em uma série de eleições estaduais que definem os candidatos dos partidos. Após o resultado, é realizada uma grande conferência nacional em julho.
A maioria dos estados realiza uma eleição secreta para definir os candidatos. No caso de Iowa, é realizado o caucus, reuniões de integrantes dos partidos que discutem qual candidato será votado.
A partir do número de votos de cada candidato, é escolhido um número proporcional de delegados para representá-los na convenção de julho.
Os processos contra Trump
Donald Trump enfrenta 91 acusações em quatro processos criminais. Em um deles, Trump é acusado de insurreição após não aceitar a derrota nas eleições de 2021 e incitar seu apoiadores a invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano..
Com isso, diversos estados tentaram barrar a presença do ex-presidente nas primárias eleitorais. O estado de Colorado, onde o ex-presidente foi considerado inelegível, foi um deles. No entanto, Trump recorreu à Suprema Corte dos EUA em fevereiro, que deu a decisão final para que Trump pudesse concorrer às primárias.
Além desse processo, Trump também enfrenta, em Nova York, 34 acusações de falsificação de documentos oficiais com o intuito de esconder um pagamento de suborno à ex-atriz de filmes adultos Stormy Daniels. Outros processos ocorrem em Atlanta e Miami.
Dois processos podem ser decididos antes das eleições gerais em 5 de novembro, podendo mudar o rumo da presidência dos EUA.