TENSÃO

Trump volta a ameaçar a OTAN: "Um oceano nos separa dos problemas"

Candidato à presidência dos EUA parte para cima da Europa e cria racha na aliança

Donald Trump está contra a OTAN e promete acabar com a guerra da Ucrânia se chegar à presidênciaCréditos: Greg Skidmore
Escrito en GLOBAL el

O candidato e ex-presidente dos EUA Donald Trump (Republicano) voltou a criticar a OTAN em entrevista ao portal de extrema direita GB News.

O republicano, conhecido por sua ideologia protecionista, tem criticado ações do bloco e costuma se posicionar como uma figura contraria à guerra da Ucrânia.

No passado, Trump já havia criticado outros países da OTAN por não contribuírem com seus gastos militares para com a aliança.

Enquanto era presidente, ameaçou expulsar países da entidade caso eles não pagassem suas obrigações. Ou pior: chegou a ameaçar a própria participação dos EUA no acordo.

"Por que deveríamos proteger esses países que têm muito dinheiro enquanto os EUA pagavam a maior parte da OTAN?", disse Trump em sua fala mais recente.

"A OTAN tem que tratar os EUA de forma justa, porque sem os EUA, a OTAN nem sequer existiria. Eles se aproveitaram de nós, como fazem a maioria dos países", declarou,

Trump é acusado de ser um russófilo, mas sua oposição à guerra da Ucrânia e ao envolvimento dos EUA em conflitos no Oriente Médio lhe garantem alguma popularidade. Trump conseguiu o feito de ser o primeiro presidente dos EUA a não iniciar uma guerra desde Jimmy Carter.

Agora, ele se distancia ainda mais da OTAN. "Foi o mais injusto e não devemos esquecer que é mais importante para eles do que para nós. Temos um oceano que nos separa de alguns problemas. Temos um oceano lindo, grande e bonito. [...] Eles se aproveitaram de nós no comércio, se aproveitaram no âmbito militar", completou.

O que é a OTAN?

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança internacional formada por 30 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França, o chamado 'Ocidente'. O grupo foi fundado em 1949 no Período da Guerra Fria para conter a União Soviética.

O artigo 5 da carta da OTAN afirma que caso um país seja invadido, todos os outros podem retaliar. Na prática, é uma carta de guerra mundial.

Desde o fim da União Soviética, diversos países entraram no grupo para se protegerem ofensivamente da Rússia, que ainda é o principal adversário em poder bélico dos EUA.

Temas