Uma reportagem do UOL revelou a história de diversos brasileiros que tinham passagem marcada para a Argentina que foram barrados de entrar no país sob a alegação de "falso turismo".
Em sua maioria, estudantes brasileiros com matrícula confirmada em universidades argentinas tiveram entrada bloqueada no país sob a alegação.
Te podría interesar
Mais de 10 mil brasileiros atualmente estudam na Argentina, em especial pelas condições de entrada nas universidades argentinas, em especial de medicina.
A nova política tem se intensificado durante os dois últimos meses, após a entrada do governo Javier Milei, que possui um alinhamento retórico aos governos de extrema-direita anti-imigração dos EUA e da Europa.
Te podría interesar
De acordo com a reportagem do UOL, diversos brasileiros tem sido barrados pela migração argentina, mesmo com entrada confirmada nas entidades de estudo do país.
"Como falsa turista? Eu vim estudar artes, tenho minha matrícula na faculdade, hospedagem na residência estudantil, todos os documentos, cartões de crédito, tudo", relatou uma fonte ao jornalismo do UOL.
"Me colocaram num avião e não me deixaram saber o número do voo. Me fizeram sentir uma bandida. Foi muita humilhação. Era meu sonho. Todas as minhas economias foram para estudar na Argentina", compartilhou.
A principal justificativa é que os brasileiros que estão dando entrada na Argentina não tem passagem de volta comprada, o que indicaria que eles estão tentando imigrar ilegalmente.
O governo argentino alega que não é possível visitar o país sem passagem de volta, estadia comprovada e documentação adequada e que tudo é previsto em sua legislação migratória.