A Finlândia tem um novo presidente eleito. Alexander Stubb, do Partido da Coligação Nacional de centro-direita, venceu por pouco a eleição presidencial realizada neste domingo (11). Ele derrotou Pekka Haavisto, do Partido Verde liberal, que admitiu a derrota.
Stubb é pró-europeu e um forte apoiador da Ucrânia e adota uma postura dura em relação à Rússia. Ele venceu o segundo turno após obter 51,6% dos votos, com 99,7% das cédulas contadas, contra 48,4% de Haavisto, mostraram os dados do Ministério da Justiça.
Te podría interesar
O novo chefe de Estado da Finlândia será responsável pela segurança e política externa do país, incluindo a postura do recém-aprovado membro da OTAN em relação à Rússia, com a qual compartilha uma longa fronteira.
Em declarações na televisão, Stubb chamou sua vitória de "a maior honra" de sua vida.
Te podría interesar
"O sentimento é calmo, humilde, mas claro que ao mesmo tempo estou extremamente feliz e grato que os finlandeses em tão grande número votaram e que eu consiga servir como presidente da República da Finlândia", disse ele, segundo a Reuters.
Stubb, ex-primeiro-ministro, havia vencido o primeiro turno em 28 de janeiro com 27,2% dos votos, à frente de Haavisto, que teve 25,8%. Ele também liderou Haavisto em pesquisas de opinião, mais recentemente por 6 a 8 pontos percentuais.
Haavisto parabenizou Stubb como "o 13º presidente da Finlândia".
"Acredito que a Finlândia agora tem um bom presidente para a república. Alexander Stubb é uma pessoa experiente e competente para o trabalho. Chega de conversa fiada", afirmou o candidato derrotado.