EUA

OTAN critica comentários de Donald Trump, que cria desconforto no Ocidente

Favorito para ganhar as eleições de 2024, Trump disse que negaria apoio militar para outros membros da organização

Trump vai causando desconforto nos aliados da OTANCréditos: Reprodução/Fox News
Escrito en GLOBAL el

Durante um discurso neste sábado (10) em campanha na Carolina do Sul, o ex-presidente dos EUA e líder da extrema direita global provocou seus amigos da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

O ex-presidente e favorito nas pesquisas para a vitória nas eleições deste ano disse que reformou a OTAN quando assumiu poder, pois muitos países não pagavam suas obrigações com o órgão.

"‘A OTAN estava falida até eu  assumir,” disse Trump. “Eu disse, ‘Todo mundo vai pagar.’ Eles perguntaram, ‘Bem, se não pagarmos, você ainda vai nos proteger?’ Eu disse, ‘Absolutamente não.’ Eles não acreditaram na resposta", afirmou.

“Não, eu não os protegeria. Na verdade, eu os encorajaria a fazerem o que diabos quisessem. Vocês têm que pagar. Vocês têm que pagar suas contas", completou.

A fala de Trump quebra com o artigo 5º da OTAN, que pressupõe que quando um país da aliança é atacado, todos podem retaliar o agressor.

Trump tem feito falas provocativos contra o consenso ocidental, afirmando que conseguiria encerrar a guerra da Ucrânia de maneira rápida e que retiraria as tropas dos EUA do Iraque e outros países do Oriente Médio.

A OTAN criticou o discurso de Trump. “Qualquer ataque à NATO será respondido com uma resposta unida e vigorosa,” disse Jesse Stoltenberg, secretário executivo do órgão em um comunicado. “Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente mina toda a nossa segurança, incluindo a dos EUA, e coloca os soldados americanos e europeus em risco aumentado", completou.