AVIAÇÃO

Avião da Embraer teria sido derrubado por sistema de defesa russo, afirmam agências ocidentais

Acidente com envolvendo aeronave da Azerbaijan Airlines teria ocorrido em meio a operação de defesa contra drones ucranianos

Créditos: Ministério de Emergencias Cazaque
Escrito en GLOBAL el

A agência Reuters e o site europeu Euronews noticiaram que a aeronave da Azerbaijan Airlines que caiu em solo cazaque nesta quarta-feira (25) teria sido derrubada por sistemas de defesa russos durante uma operação contra drones ucranianos.

Segundo levantamento dos veículos, o acidente, que resultou na morte de 38 pessoas a bordo do voo 8432 da companhia aérea azeri, foi causado pelo impacto de um míssil russo.

A apuração da imprensa ocidental aponta que um míssil disparado por um sistema de defesa Pantsir-S atingiu a aeronave enquanto ela sobrevoava a Chechênia. Ainda de acordo com as informações, os pilotos teriam feito repetidos pedidos de pouso de emergência em aeroportos russos, todos negados pelas autoridades locais.

O avião foi então redirecionado para Aktau, no Cazaquistão, sobre o Mar Cáspio, onde dados sugerem que os sistemas de navegação GPS da aeronave foram bloqueados durante o trajeto.

Fontes russas relataram à Reuters que as forças de defesa aérea estavam engajadas na tentativa de interceptar drones ucranianos que atacavam a cidade de Grozny, na Chechênia.

O governo do Azerbaijão anunciou que está conduzindo uma investigação para determinar as causas exatas da queda do avião Embraer. O incidente gerou repercussão internacional, aumentando as tensões na já delicada situação geopolítica da região.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar