O avião Embraer 190 da companhia Azerbaijan Airlines, do Azerbaijão, que caiu nesta quarta-feira (25) no Cazaquistão, ao que tudo indica, foi mesmo derrubado. O voo saiu de Baku, capital azeri, e tinha como destino a cidade russa de Grozny, capital da República Autônoma da Chechênia, quando repentinamente teve que mudar de rota na região do Mar Cáspio. Minutos depois, a aeronave aparece em vídeos, nas cercanias de Aktau, no território cazaque, aparentemente sem controle, subindo e descendo de forma desgovernada, até se chocar contra o solo e explodir numa tentativa de pouso de emergência.
Das 69 pessoas que estava a bordo do voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines, 38 morreram e 31 sobreviveram, com diferentes níveis de ferimentos. Muitos saíram andando da carcaça destruída do jato Embraer 190.
Te podría interesar
Minutos depois da confirmação da queda, o órgão de fiscalização da aviação civil da Rússia apressou-se em afirmar que o avião de fabricação brasileira teria sido atingido por um pássaro, mas vídeos registrados ainda dentro da aeronave por passageiros que sobreviveram à queda, assim como por pessoas que socorriam os feridos, mostraram que a aeronave apresenta “furos estranhos” tanto na fuselagem como em seu interior.
Agora, em novos registros feitos já à noite, há mais detalhes que parecem não deixar dúvidas de que o avião foi, na verdade, derrubado após ser atingido por projéteis ou fragmentos metálicos provenientes de sistemas de defesa antiaérea.
Te podría interesar
Num dos vídeos é possível ver que os buracos na parte da cauda do Embraer, muito semelhantes a furos de tiros, tem um orifício de entrada, com o metal da fuselagem amassado e contorcido para dentro, e um outro de saída, do lado oposto do aparelho, com a abertura metálica voltada para fora. Nota-se claramente que os projéteis atingiram o local atravessando toda a aeronave, o que se comprova ao notar em outros vídeos que o interior do avião apresentava também danos, como nas tampas dos compartimentos de bagagem, nos assentos, no revestimento plástico interior e até em coletes salva-vidas, que foram perfurados.
Veja os vídeos e fotos com as evidências: