Um avião modelo Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, caiu na madrugada desta quarta-feira (25) perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave, que transportava 62 passageiros e cinco tripulantes, realizava um voo entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia. Até o momento, 32 pessoas foram resgatadas com vida e há dezenas de mortos – o número oficial de vítimas fatais segue sendo apurado.
De acordo com as autoridades locais, o acidente teria ocorrido após uma colisão com pássaros que levou piloto a realizar uma tentativa de pouso de emergência. A aeronave desviou significativamente de sua rota original, caindo a cerca de 3 quilômetros de Aktau, na costa leste do Mar Cáspio.
Te podría interesar
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião em chamas antes do impacto e uma espessa coluna de fumaça após a colisão.
Assista:
Os sobreviventes, entre eles duas crianças, foram resgatados e encaminhados a hospitais na região. Muitos apresentavam ferimentos graves. Equipes de emergência controlaram o incêndio e continuam trabalhando no local para recuperar os corpos e investigar as causas do acidente.
Autoridades do Cazaquistão formaram uma comissão para investigar o ocorrido, com apoio do governo do Azerbaijão. O presidente da Rússia Vladimir Putin, por sua vez, se manifestou através do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
"Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo (onde participava de uma cúpula). Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau. Prestamos nossa solidariedade a aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver", disse Peskov.