A Alemanha está em choque. Um carro, em alta velocidade, invadiu um mercado de Natal e atropelou dezenas de pessoas. O caso foi registrado na cidade de Magdeburg, nesta sexta-feira (20).
De acordo com a emissora alemã MDR Saxônia-Anhalt, o porta-voz do governo, Matthias Schuppe, confirmou o ataque e falou em ato terrorista.
Te podría interesar
O jornal local Bild divulgou que houve, ao menos, 11 mortos. Outros órgãos de imprensa confirmaram uma vítima fatal. Além disso, os socorristas apontaram que o número de feridos varia entre 60 e 80 pessoas.
“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, declarou o governador da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff.
Te podría interesar
O ataque aconteceu às 19h04 do horário local. O carro que provocou a tragédia seria uma BMW escura e, segundo o jornal alemão Bild, o motorista foi preso em seguida.
Testemunhas contaram que o carro se dirigiu diretamente para a multidão, em direção à prefeitura. O pânico foi generalizado.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, expressou solidariedade às vítimas, pelo X: “Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis”.
Onde fica Magdeburg
A cidade de Magdeburg se localiza a oeste de Berlim, é a capital do estado da Saxônia-Anhalt e tem cerca de 240 mil habitantes.
A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, afirmou, no final de novembro, que não havia indícios concretos de perigo para os mercados de Natal este ano. Porém, seria sensato ficar vigilante.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.