MUNDO PARALELO

O novo inimigo de Elon Musk: os sem-teto dos EUA

Bilionário, que na gestão Trump terá como uma das funções apontar cortes no orçamento federal, o que pode ameaçar gastos na área social, fez postagem preconceituosa contra pessoas em situação de rua

A visão pessoal de Musk pode influenciar nos cortes de gastos prometidos na gestão Trump?
A visão pessoal de Musk pode influenciar nos cortes de gastos prometidos na gestão Trump?Créditos: Reprodução/ YouTube/ WFAA
Escrito en GLOBAL el

Nesta terça-feira (10), o bilionário Elon Musk postou em sua rede social, o X, uma publicação na qual afirma que a falta de moradia é uma "mentira". Ele sugeriu ainda que o termo "sem-teto" geralmente "é uma palavra de propaganda para viciados em drogas violentos com doenças mentais graves".

O comentário foi feito sobre uma outra postagem, de Jeremy Kauffman, que fez uma interpretação equivocada sobre uma reportagem de um jornal estadunidense. "O SF Chronicle cobriu o que acontece quando você simplesmente dá moradia aos moradores de rua: - Eles vivem na miséria - Eles lutam e matam uns aos outros - Eles morrem de overdose de drogas - Eles são despejados por não seguirem regras básicas - Eles ameaçam e abusam dos funcionários", postou.

No entanto, a reportagem de 2022 não diz nada disso, pelo contrário. Como relata o Popular.info, a matéria em momento algum afirma que fornecer abrigo para pessoas que precisam é infrutífero ou que todas as pessoas sem-teto são "criminosas".

"Em vez disso, o artigo detalha como os hotéis convertidos [em abrigos para sem-teto] em São Francisco eram "subfinanciados e com falta de pessoal", levando a condições de vida abaixo do padrão. A cidade terceirizou a gestão dos edifícios para grupos sem fins lucrativos, mas não forneceu nenhuma supervisão. Os problemas de segurança resultaram de manutenção inadequada e 'um pequeno grupo de inquilinos que não recebe o suporte de que precisam'", pontua o site.

A aversão de Musk em relação a pessoas que não têm moradia não vem de hoje. Em 2023, ele pediu, também em uma postagem no X, que uma firma de advocacia fosse boicotada. O motivo: o escritório representava moradores de rua em uma batalha judicial contra as tentativas da cidade de despejá-los de acampamentos.

Possibilidade de cortes em programas sociais

Homem mais rico do mundo com um patrimônio líquido de US$ 349 bilhões, Musk foi nomeado pelo presidente eleito Donald Trump como copresidente do Department of Government Efficiency (Doge). Em sua função, o bilionário pode determinar quais programas governamentais são essenciais e o que deve ser eliminado como desnecessário. Diante disso, sua visão rasa sobre problemas sociais se torna ainda mais ameaçadora para diversos segmentos.

O líder da maioria na Câmara, Steve Scalise, da Louisiana, por exemplo, já disse que a bancada republicana estaria aberta a explorar potenciais requisitos de trabalho para beneficiários do Medicaid e exigir uma verificação mais rigorosa para benefícios da Previdência Social.

Segundo a organização National Alliance to end Homelessness, os Estados Unidos têm hoje um número recorde de sem-teto e, de 2019 a 2023, o número de pessoas que entraram em abrigos de emergência pela primeira vez aumentou mais de 23%. 

Também em 2023, segundo a entidade, 256.610 pessoas, ou 39,3% de toda a população em situação de rua, estavam sem abrigo.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar