Em entrevista à Agência Reuters, o fundador e CEO da CATL, maior fabricante de baterias do mundo, criticou o dono da Tesla, Elon Musk, por sua aposta na célula cilíndrica do tipo 4680.
"Tivemos um debate muito grande, e eu mostrei a ele", contou Zeng, sobre um encontro ocorrido em Pequim, em abril. "Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. É sobre eletroquímica. Ele é bom para os chips, o software, o hardware, as coisas mecânicas."
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A Tesla apresentou sua bateria 4680 durante um grande evento "Battery Day" no final de 2020. Na ocasião, Musk afirmou que a nova bateria reduziria em mais da metade o custo de produção de baterias para seus carros, o que seria importante para viabilizar o plano da companhia de construir um veículo elétrico de nível básico, com preço de venda de US$ 25 mil.
Embora seja usada em Cybertrucks e veículos Model Ys construídos no Texas, o modelo básico equipado com a bateria não saiu do papel.
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Zang disse na entrevista que havia dito ao dono da Tesla que sua aposta na bateria cilíndrica 4680 "irá falhar e nunca terá sucesso". Nem Musk e nem a Tesla não responderam a um pedido de comentário feito pela Reuters.
Cronogramas irrealistas
O CEO da gigante chinesa também relatou ter perguntado a Elon Musk sobre definir cronogramas irrealistas para o lançamento de novos produtos na Tesla.
Segundo Zen, Musk justificou dizendo que queria motivar e focar os funcionários da Tesla e qualquer coisa além de um prazo de dois anos poderia muito bem ser "infinito", segundo o bilionário.
"O problema dele é prometer demais. Eu conversei com ele", disse Zeng. "Talvez algo precise de cinco anos. Mas ele diz dois anos. Eu definitivamente perguntei a ele o porquê. Ele me disse que queria pressionar as pessoas."
Zeng não se referiu a nenhuma promessa não cumprida de Musk, mas disse: "Ele provavelmente acha que precisa de cinco anos, mas se você acredita nele quando ele diz dois anos, você estará em apuros. A direção está certa."