A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova, uma das figuras mais importantes da diplomacia russa, fez fortes declarações nesta terça-feira (5) sobre o estado do sistema político e eleitoral dos EUA.
Enquanto os estadunidenses vão às urnas para escolher entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, os russos observam com atenção o resultado do pleito.
Te podría interesar
A posição do Kremlin é de não-interferência. De acordo com declarações de Vladimir Putin, presidente do país, e Sergey Lavrov, chanceler, nenhum dos candidatos apresentaria uma mudança significativa na política externa dos EUA.
Zakharova, no entanto, fez uma declaração diferente sobre o contexto eleitoral estadunidense: um desejo que não versava sobre os candidatos, mas sobre o estado da política da maior economia do mundo.
Te podría interesar
“Gostaria de desejar aos EUA uma coisa: que superem a monstruosa crise da democracia e do sistema que defende, mas que se tornou o oposto de si mesmo. Gostaria de lhes desejar que superem a monstruosa divisão interna que coloca o povo dos Estados Unidos em um conflito interno, sem dar a oportunidade para resolver os problemas,” disse.
“O que vemos nos EUA é uma espécie de absurdo terrível que coloca as pessoas umas contra as outras, colocando-as em lados opostos e não permitindo que expressem seu ponto de vista. E, se o expressam, começam a ser canceladas, perseguidas e oprimidas", completou Zakharova.