RESGATE

Primeiro voo de resgate da FAB no Líbano tem 229 passageiros e três pets

Aeronave fará parada técnica em Lisboa antes de seguir para São Paulo, onde pousa neste domingo (6)

Passageiros na Embaixada no Líbano.Créditos: Embaixada do Brasil no Líbano/Divulgação/Secom
Escrito en GLOBAL el

O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) de resgate de brasileiros em Beirute, no Líbano, decolou de volta ao Brasil às 13h18 deste sábado (5) com 299 passageiros e três animais de estimação

A aeronave fará uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir para São Paulo, onde deve chegar neste domingo (6). 

“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.

A operação para resgatar brasileiros no Líbano usou a mesma experiência do Brasil com o "Voltando em Paz", durante o resgate em Gaza durante o genocídio promovido por Israel contra o povo palestino. 

O governo informou que na tripulação há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência. “A equipe está realmente preparada para tratar qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo”, afirmou o major Lopes, médico.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo está estudando rotas alternativas para resgatar todos os brasileiros que pediram a repatriação ao Itamaraty, que são cerca de 3 mil

"Evidentemente já estamos examinando alternativas para outros países. Temos que ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas, com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região", declarou o ministro. 

Guerra no Líbano

O Líbano vem sendo bombardeado por Israel há algumas semanas e, na última segunda-feira (30), forças militares israelenses invadiram o território libanês. A guerra instaurada teve início com o conflito entre Israel e o grupo Hezbollah e se intensificou principalmente após Israel matar o chefe do grupo, Sayyed Hassan Nasrallah, no dia 28 de setembro.