Uma série de ataques aéreos israelenses na cidade de Damasco, na Síria, na madrugada desta terça-feira (1º), resultaram com a morte e três civis, entre eles a jornalista e apresentadora de televisão Safaa Ahmad.
Segundo a TV estatal síria, Sana, outras nove pessoas ficaram feridas durante as explosões. E emissora informou que o sistema de defesa aérea sírio enfrentou uma "agressão israelense que teve como alvo vários pontos na cidade de Damasco", que ainda causaram “danos materiais significativos".
Te podría interesar
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Expatriados da Síria condenou veementemente a ação militar de Israel, caracterizando-a como uma agressão deliberada contra civis. "O inimigo, na madrugada de hoje, lançou uma agressão aérea com aeronaves militares e drones, visando vários pontos da cidade de Damasco", destacou o comunicado oficial.
O que disse Israel
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram, por sua vez, que as ações militares recentes estão sendo direcionadas a alvos específicos do Hezbollah em áreas próximas à fronteira com o Líbano. Segundo a FDI, suas operações são “limitadas, localizadas e direcionadas” com o objetivo de neutralizar ameaças provenientes do Hezbollah.
Te podría interesar
A escalada de tensões entre Israel e o Hezbollah, grupo militante que atua no Líbano, tem se intensificado nas últimas semanas, com um grande número de civis mortos.
O conflito entre Israel e grupos militantes na região tem se intensificado nas últimas semanas, resultando em um número crescente de vítimas civis. A expansão da escalada militar tem atingido diretamente países vizinhos, como o Líbano e a Síria, afetados pelos bombardeios e confrontos, ampliando a crise humanitária na região.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.