De LISBOA | As tropas de Israel invadiram o Líbano na madrugada desta terça-feira (1°) no horário local. Por volta das 3h as unidades de infantaria das IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) cruzaram a fronteira com o país vizinho e adentraram ao território, uma inequívoca violação das leis internacionais.
Agências internacionais com correspondentes na zona de conflito e veículos de imprensa árabes e israelenses confirmaram a invasão, que teria sido acompanhada de um forte bombardeio ao sul libanês, em zonas mais à frente das colunas de blindados do Estado judeu. Imagens transmitidas por redes de televisão do mundo árabe mostram uma pesada artilharia com projéteis traçantes cruzando os céus da região.
O grupo Hezbollah respondeu ao ataque disparando dez foguetes de médio alcance contra o território israelense. Alguns foram interceptados pelas baterias de defesa antiaérea de Israel, enquanto outros caíram em áreas remotas sem deixar feridos, informa o canal oficial de comunicação das IDF.
Beirute sob intensos ataques
Neste momento, a capital libanesa, Beirute, também está sob fogo cerrado da aviação de caça israelense. A rede de televisão catari Al Jazeera reporta que vários pontos da cidade estão em chamas e repletos de escombros dos edifícios e outros imóveis destruídos pelos mísseis dos invasores. Ainda não há dados oficiais sobre mortos e feridos.
Em atualização.