VENEZUELA

VÍDEO: Gás dobra de preço na Argentina de Milei e filas enormes dão sinal de desabastecimento

Botijão de gás subiu mais de 100% em diversas regiões do país; farmácia, café e combustíveis dobram de preço

Longas de filas de compra do botijão de gás em CorrientesCréditos: Reproduçao/REDDIT
Escrito en GLOBAL el

Os argentinos que desejam comprar gás de botijão em um preço acessível estão passando horas nas filas ao lado de distribuidoras após o combustível dobrar de preço sob o governo Milei.

Um vídeo que mostra uma longa fila na estrada Rota 12 acabou viralizando no Twitter. Em Corrientes, onde a cena foi registrada, o gás ainda estava sendo vendido a preços antigos.

Para tentar evitar o desabastecimento, a empresa de gás AmarillaGas informou que cada família pode comprar até quatro botijões. Registros de jornais locais afirmam que a fila se formou por volta das 4h da manhã do último domingo (7).

Veja o vídeo:

O tradicional botijão de 10 quilos estava 5 mil pesos, preço registrado no ano passado (cerca de 30 reais). Agora, com o fim dos subsídios imposto por Javier Milei, o preço médio final do botijão de 10 está em 10 mil pesos, o que tem causado longas filas de espera nas províncias mais interiorianas da Argentina.

A Amarilla já avisou que o estoque foi suficiente para o dia de ontem. Havia pessoas na rodovia esperando desde as quatro da manhã para obter um botijão.

A desregulamentação de custos e a eliminação de subsídios no setor do gás em botijão geraram uma marcada inflação nos preços para os consumidores na província de Corrientes, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul.

Além do gás, produtos farmacêuticos e café moído também sofreram aumentos de 100% no valor nominal. Vale lembrar que o governo ainda desvalorizou o peso em 50% e cortou subsídios de outros produtos, o que fez a inflação aumentar e o salário diminuir simultaneamente.