O recém-empossado presidente da Argentina, o ultradireitista Javier Milei, não tem tido uma vida fácil no país, principalmente após anunciar o corte de uma série de programas sociais e a promessa de reprimir com prisão os manifestantes da oposição, que pretendem ir às ruas na próxima quarta-feira (20) para protestar contra o fim de uma série de subsídios.
Neste domingo (17), Milei foi votar na eleição da nova presidência do clube Boca Juniors e foi encurralado por parte dos torcedores, que o xingavam sem parar de "hijo de puta!". O presidente votou na chapa de Mauricio Macri, o ex-presidente que foi peça fundamental na vitória da extrema direita argentina.
Te podría interesar
Em pânico, Javier Milei votou e deixou o local rapidamente, sem dialogar com as pessoas ou, como costuma fazer, distribuir abraços e apertos de mãos. Confira o momento no vídeo abaixo:
Te podría interesar
Rapaz, negócio tá feio para o Javier Milei. O presidente da Argentina foi xingado pela torcida do Boca Juniors ao votar nas eleições para a escolha do novo presidente do clube.
— Lázaro Rosa ???? (@lazarorosa25) December 17, 2023
pic.twitter.com/Q9PpmZhMGj
Casta Fest: Ministros de Milei cortam benefícios sociais e comemoram com champanhe
Vídeo que circula pelas redes sociais tem causado revolta em parte dos argentinos, principalmente naqueles que votaram em Sergio Massa, o candidato governista vinculado ao peronismo, e atuaram contra a candidatura de Javier Milei, representante da extrema direita.
Logo após o anúncio do corte de vários benefícios, membros da equipe econômica de Javier Milei participaram de uma festa da elite argentina. Na internet, o evento está sendo chamado de "La Casta Fest", em clara ironia com o slogan do novo presidente, que dizia que ia combater a casta.
Nas imagens, membros do governo de Javier Milei aparecem sorrindo, bebendo champanhe e se empanturrando de comida. Destaque para a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, que surge sorrindo, bebendo e dançando. Outro rosto conhecido na gravação é o do ex-presidente Mauricio Macri, que foi peça fundamental na vitória de Milei.
Chama atenção, embora não devesse ser novidade, considerando as experiências com Jair Bolsonaro no Brasil e Donald Trump nos Estados Unidos, que durante a eleição, Javier Milei teve como slogan "¡Libertad, carajo!" (Liberdade, c*), repetindo à exaustão que iria combater a casta argentina.
No entanto, há mais detalhes que tornam a festa ainda mais "especial". Trata-se do casamento do jornalista Baby Etchecopar com Silvina Cupeiro, que aconteceu no último sábado (9). Etchecopar é dono da Rádio Rivadavia, que faz oposição sistemática ao peronismo e desempenhou papel central na popularização da figura de Javier Milei. A casta está no governo de Milei.
Confira abaixo o vídeo que circula pelas redes:
Tenían razón: la Casta Fest quedaba bien con la cortina de Succession. pic.twitter.com/AfWkUVztYI — Agustín López Núñez (@tampocolapavada) December 14, 2023