ARGENTINA

VÍDEO: Na Argentina de Milei, os pobres caçam comida no lixo para sobreviver

Aumento dos preços e redução de salários aumentam a miséria: "com o que ganho no mês inteiro, ele come um dia”

Miséria avança na Argentina em meio a crise econômica agravada por medidas ultraliberais de MileiCréditos: Reprodução/RT
Escrito en GLOBAL el

Uma reportagem publicada pelo site russo RT mostrou como está a situação dos mais pobres em Buenos Aires: são dezenas de pessoas procurando comida no lixo para sobreviver em meio ao pacote econômico do presidente ultraliberal Javier Milei.

Apenas no último mês de 2023, o primeiro sob a ordem de Milei, a inflação cresceu 30%, o maior aumento nos últimos 30 anos da República.

Segundo a Bloomberg, o projeto é que, mesmo com as reformas ultraliberais e com o projeto de choque de Milei, a inflação ainda supere os 230% em 2024.

Além disso, o aumento dos preços piora com a redução dos salários e a perda de diversos subsídios, que aumentaram ainda mais o preço dos transportes, dos alimentos e dos combustíveis.

O vídeo curto gravado pela RT mostra como está a situação dos pobres na Argentina:

“Se eu não pegar comida daqui eu não como. O que quer que eu faça?", questiona uma senhora. "Desde que Milei assumiu, o dinheiro não chega. Quero que ele coma com o mínimo (aposentadoria) para ver se come por um dia. Com o que ganho no mês inteiro, ele come um dia”, afirmou.