ARGENTINA

Vice de Milei se distancia do governo e pode rachar com o ultradireitista

Victoria Villarruel faltou nas reuniões do gabinete e é sinal de turbulência no coração do governo

Javier Milei e Victoria Villaruel, sua viceCréditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

Será que está rachando? Uma série de informações que circulam nos periódicos argentinos falam de uma possível racha no governo Milei entre o novo presidente argentino e sua vice, Victoria Villaruel.

Nesta terça-feira (9), houve uma reunião do Gabinete na Casa Rosada, com enfoque nos debates do decreto e da Lei Ônibus, dois pacotes ultraliberais que o governo argentinou enviou para o Congresso.

Villaruel, que é presidente do Senado e vice-presidenta da República, é importantíssima para aprovação dos textos, mas ela não compareceu a reunião. A informação é do jornal Tiempo.

Segundo o mesmo periódico, há a informação que a relação entre presidente e vice está completamente rachada, inclusive pela desconsideração de indicações de Villarruel para o governo.

A vice também estaria muito mais próxima de Maurício Macri, criando dois polos no governo: um eixo Macri e Villaruel e outro eixo comandado por Patricia Bullrich, que foi candidata à presidência, e Milei.

Durante a campanha, Milei afirmou que Segurança e Defesa eram duas áreas sobre as quais ele não falava "porque a especialista no assunto é Victoria e ela cuidará desses ministérios".

Mas Bullrich ficou com Segurança e impôs Luis Petri para a Defesa, escanteando a vice-presidenta de suas pastas prometidas, o que a afastou do governo.

O distanciamento dentro do próprio eixo do governo pode criar dificuldades para aprovar os pacotaços de Milei e pode jogar o país, novamente, à instabilidade.