O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou neste domingo (14) uma declaração de apoio ao presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, e sua vice-presidente, Karin Herrera, durante um evento na Cidade da Guatemala.
A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, representa o Brasil na cerimônia de posse na Guatemala, que ainda não aconteceu devido a atrasos nos procedimentos do Congresso guatemalteco.
Te podría interesar
Pelas redes sociais, Alckmin destacou sua participação no evento, que contou com a presença de líderes e representantes da América Latina, Europa e Luis Almagro.
O vice-presidente enfatizou o apoio à posse de Bernardo Arévalo, reconhecendo a eleição como justa, livre e transparente, monitorada por observadores internacionais e refletindo a vontade do povo da Guatemala. Ele ressaltou que a democracia prevaleceu na Guatemala e que o respeito ao resultado das eleições é benéfico para toda a região.
Te podría interesar
Declaração em apoio ao presidente Bernardo Arévalo e à democracia a Guatemala
Reunidos na Cidade da Guatemala para a posse presidencial, fazemos um chamado ao Congresso da República a cumprir com seu mandato constitucional de entregar o poder como exige a constituição, no dia de hoje, ao presidente eleito, Bernardo Arévalo, e a sua vice-presidenta, Karin Herrera.
O povo guatemalteco expressou sua vontade democrática em eleições justas, livres e transparentes, avaliadas pela comunidade internacional através de instituições de observação eleitoral. Essa vontade deve ser respeitada.
Em nome de todas as delegações convidadas e representadas em nível de chefes de estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, funcionários de alto nível, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, alto representante da União Europeia, secretário-geral Iberoamericano.
Cidade da Guatemala, 14 de janeiro de 2024