Uma das árvores mais famosas do Reino Unido foi derrubada na região do Muro de Adriano, Patrimônio Mundial da UNESCO, localizado no nordeste da Inglaterra. Um adolescente de 16 anos foi preso, suspeito de ter cometido o ato.
A árvore Sycamore Gap, popularmente conhecida como "Árvore de Robin Hood", por conta de ter sido cenário na história do filme do personagem, tinha mais de 200 anos e era um ponto turístico importante e apreciado, não apenas pela população da região, como pelos turistas que passavam no local.
Te podría interesar
O ato de vandalismo aconteceu durante a madrugada da última quarta-feira (27). Testemunhas afirmam que o corte pareceu ser realizado por uma serra elétrica e parte da madeira da árvore continha tinta branca.
Conhecida como uma das árvores "mais fotografadas do mundo", ela também recebeu o prêmio de "Árvore do Ano" em 2016. A instituição de caridade "National Trust" afirmou estar "chocada e triste" com o incidente.
Te podría interesar
“A árvore tem sido uma característica importante e icônica na paisagem há quase 200 anos e significa muito para a comunidade local e para qualquer pessoa que tenha visitado o local”, disse um dos representantes da organização responsável pelo local.
A Polícia de Northumbria iniciou as investigações para descobrir quem teria cometido o crime, o que resultou na prisão de um adolescente de 16 anos. De acordo com as autoridades, a comunidade local ficou triste e com raiva ao saber da situação.
"Dado que a nossa investigação continua numa fase muito inicial, mantemos a mente aberta”, disse o superintendente Kevin Waring.
O local do crime foi isolado e os visitantes estão sendo instruídos a se manterem distantes.
A Sycamore Gap pertencia ao Parque Nacional de Northumberland e o local é cercado de histórias milenares. Uma delas é o levantamento do Muro de Adriano, iniciado por volta de 122 depois de Cristo, durante o legado do imperador Adriano, que marcou a separação da Britânia romana e a Caledônia.