REINO UNIDO

Reino Unido quer mandar imigrantes para ilha deserta no meio do Atlântico

Governo britânico confirma que estuda possibilidade de enviar africanos e asiáticos para local pouco habitado

Ilha da Ascensão se tornou um dos focos do debate público sobre migração no Reino UnidoCréditos: startledrabbit II
Escrito en GLOBAL el

O governo britânico confirmou que pode enviar imigrantes ilegais para a Ilha de Ascensão, localizada no meio do Oceano Atlântico. A gestão de Rishi Sunak afirma que essa é uma possível alternativa para o plano que envolve mandar as pessoas para Ruanda, na África.

Segundo o departamento de segurança interna do país, o governo estuda a possibilidade de Ascensão caso o plano de envio para Ruanda enfrente problemas legais. Atualmente, o processo está parado na suprema corte do país. Então, o Reino Unido vai passar a  enviar as pessoas - usualmente oriundas de África e Ásia - para a Ilha de Ascensão.

Atualmente, cerca de 800 pessoas habitam a ilha. A maioria são cientistas e militares do governo britânico. Ascensão fica bem no meio do Atlântico, e não tem infra-estrutura adequada para recepção dos imigrantes.

“Precisamos reduzir o fator de atração das gangues criminosas ilegais que levam pessoas para este país, basicamente abusando do sistema", afirma Sarah Dines, secretária do governo britânico.

Contudo, o processo não começaria agora. “Você teria que construir as instalações para os migrantes viverem, então você teria de convencer as pessoas de que querem viver na Ilha de Ascensão por longos períodos para gerir um centro de imigração", afirmou Dines.

Charles Darwin visitou a ilha uma vez e disse: "Nada cresce neste lugar". A região não tem nenhum fonte de água potável. Ela é descrita como quente como um deserto. O maior animal que existe nativamente no local é um tipo de caranguejo.