RÚSSIA

Rússia é comunista ou capitalista? Como funciona sistema econômico do país

Sistema econômico e político do país ainda causa confusão em muitas pessoas; entenda de uma vez por todas se a Rússia é comunista ou capitalista

Créditos: CCBYSA
Escrito en GLOBAL el

Desde o início da Guerra da Ucrânia, a atenção internacional sobre a Rússia tem sido cada vez mais crescente: trata-se de um país comunista ou capitalista? Desde o fim da União Soviética, muito se especula sobre o sistema político e econômico comandado por Vladimir Putin.

Neste texto, vamos explicar qual é o sistema político da Rússia e se ela é um país comunista, capitalista ou socialista, além de explicar questões controversas envolvendo o Kremlin. Confira:

A Rússia é comunista ou capitalista? 

A Rússia é um país capitalista, com os meios de produção controlados por ente privados. O Partido Comunista não governa o país desde 1991, quando a União Soviética foi dissolvida.

A Rússia já foi socialista

O país foi socialista e governado pelo Partido Comunista entre 1917 e 1991. Á época, a produção do país era de economia planificada, dirigida pelo estado e com controle forte do PC.

Vladimir Lênin, líder da revolução russa de 1917

Foi a partir de 1985, com a Perestroika, que começou uma reconstrução do capitalismo dentro do território da União Soviética - que incluía a Rússia e outros países, como as atuais Ucrânia, Belarus, Estônia, Letônia, Lituânia, Azerbaijão, Geórgia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Em 1991, com a independência de diversos desses países e o fim do domínio socialista, a Rússia se tornou uma economia capitalista, liderada pelo opositor Bóris Yeltsin.

A privatização foi feita de maneira rápida e controversa, acumulando muito capital na mão de alguns poucos sujeitos, conhecidos no Ocidente como "oligarcas russos".

A Rússia é capitalista?

Atualmente, a economia russa mantém uma estrutura capitalista com grande desigualdade com alta concentração de renda na mão de poucos empresários. 

Atualmente, diversos setores produtivos da Rússia possuem íntima ligação com o estado, como a área de gás, petróleo e agricultura, por terem valores estratégicos.

Contudo, grandes operadores de setores estratégicos são entes privados, o que define a economia russa como capitalista no sentido mais objetivo possível.

Além disso, o principal partido de oposição na Rússia é o Partido Comunista, ou seja, a esquerda sequer está no poder no país.

Putin é de esquerda ou de direita?

Vladimir Putin faz parte do Rússia Unida, um partido do estilo 'big-tent', que abriga pessoas que vão do centro do espectro político até a extrema-direita russa.

Vladimir Putin é um dos líderes mais longevos da história russa

O Partido Rússia Unida é um partido político conservador na Rússia fundado em 2001. O partido rejeita ideologias de esquerda e de direita em favor do "centrismo político" que poderia unir todos os setores da sociedade. O Rússia Unida considera-se um dos herdeiros da tradição czarista.

A plataforma oficial do partido enfatiza o pragmatismo e o anti-radicalismo. O partido apoia as políticas do atual governo e do presidente, Vladimir Putin. O partido promove ideias centristas e conservadoras e defende o fortalecimento da soberania de investimento do país, aumentando as suas capacidades de defesa, podendo ser definido como "nacionalista".

Por defender a manutenção da ordem capitalista, tendo ligações com diversos empresários russos, além de ter como aliados a Igreja Ortodoxa e diversos setores conservadores da política do país. O presidente russo possui um rígido discurso homofóbico, justamente por se aliar a esse grupo de poder.

Porém, por confrontar a ordem unipolar dos EUA e ter como aliado alguns países mais à esquerda no espectro político, como China, Cuba e Coreia do Norte, alguns pensam que Putin seja de esquerda. Ele não defende a volta do socialismo e nem o combate anticapitalista, apesar de ter nações socialistas ao seu lado. Putin é um nacionalista de direita.

Como funciona o sistema político russo

O sistema político russo é uma república presidencialista, o que significa que o presidente desempenha um papel central na condução do governo e é o chefe de Estado e de governo. 

O presidente da Rússia é o líder mais poderoso do país. Ele é eleito para um mandato de seis anos e pode ser reeleito para um segundo mandato consecutivo. O presidente nomeia o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e desempenha um papel importante na formulação de políticas e na condução das relações exteriores. A Rússia teve três presidentes ao longo de sua história: Boris Yeltsin, o capitalista liberal, Vladimir Putin e Dimitri Medvedev, aliado de Putin.

A Assembleia Federal é o parlamento bicameral da Rússia, composta pela Duma Estatal (Câmara Baixa) e o Soviete da Federação (Câmara Alta). A Duma Estatal é composta por deputados eleitos para um mandato de cinco anos, enquanto o Conselho da Federação é composto por representantes das subdivisões administrativas da Rússia. A Duma Estatal tem poderes legislativos significativos, incluindo a aprovação de leis e o orçamento, mas o Conselho da Federação desempenha um papel mais limitado na legislação.

A Rússia tem vários partidos políticos, mas o partido dominante é o supracitado Rússia Unida. Outras agremiações presentes na Duma Estatal são o Partido Comunista, o Partido Liberal Democrático e o Rússia Justa. 

A Constituição russa é a lei fundamental do país e o sistema judicial é frequentemente criticado por falta de independência em casos envolvendo o governo ou figuras políticas proeminentes.    

A Rússia é uma ditadura?

A Rússia possui um sistema democrático representativo como o de diversos outros países. Contudo, o país é alvo de críticas por ser governado há mais de 20 anos por Vladimir Putin e não ser aberto para a oposição, com adversários políticos do Rússia Unida presos.

Muitos consideram a Rússia uma ditadura, enquanto outros compreendem que o país possui uma forma diferente da representativa ocidental para sua governança política. Outros ainda consideram que o país possui representatividade política para opositores, mas que Putin soube consolidar sua popularidade.

O fato é que o sistema político russo possui interferência direta do estado em diversos setores, como a imprensa e a Justiça. Sob a perspectiva da ciência política ocidental, a Rússia pode ser considerada uma "autocracia eleitoral", onde existem eleições, mas elas não são livres justas.

Quais países são comunistas?

Existem países que são governados por partidos comunistas ou socialistas e que afirmam estar em busca de uma sociedade socialista ou comunista. A Rússia não é um deles. Confira a lista:

China: O Partido Comunista da China (PCCh) governa o país desde a Revolução Chinesa em 1949. Embora a China tenha adotado reformas econômicas que abriram sua economia ao capitalismo e ao comércio internacional, o PCCh mantém um controle político rigoroso e se autodenomina um partido socialista com características chinesas.

Coreia do Norte:  Coreia do Norte é governada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia, que se considera um partido comunista.

Cuba:  O Partido Comunista de Cuba governa o país desde a Revolução Cubana em 1959. Embora Cuba tenha passado por algumas mudanças econômicas recentes, o partido ainda mantém um controle político estrito.

Vietname: O Partido Comunista do Vietnã governa o país desde a reunificação em 1976. O Vietnã adotou reformas econômicas conhecidas como Ð?i M?i, que introduziram elementos de mercado na economia socialista.

Laos: O Partido Popular Revolucionário do Laos é o partido governante no Laos e segue uma ideologia comunista. O país mantém um sistema político de partido único.

Mesmo em países governados por partidos comunistas, muitos aspectos da economia e da sociedade podem não seguir estritamente a ideologia comunista clássica, e esses países podem adotar características socialistas e de mercado, mas sempre mantém controle do processo revolucionário através de um partido.