Uma explosão, ocorrida na manhã desta quarta-feira (9), em uma fábrica de materiais ópticos, deixou mais de 50 feridos na Rússia. Autoridades russas descartam a possibilidade de envolvimento da Ucrânia, apesar de drones ucranianos terem sido vistos sobrevoando a região nos últimos dias.
A explosão aconteceu na cidade de Sergiyev Posad, cerca de 75 km a nordeste da capital russa Moscou. O centro da explosão foi um armazém da Fábrica Óptico-Mecânica Zagorsk, onde estavam armazenados aparelhos de pirotecnia. O local era, segundo o chefe do Comitê de Construção, Habitação e Serviços Comunitários da Duma Federal – uma parte da Assembleia russa –, Sergey Pakhomov, “alugado por uma companhia local bastante conhecida”, a empresa Pyro-Ross.
Te podría interesar
A fábrica era líder na produção de materiais ópticos para uso nas áreas de segurança, saúde e indústria, incluindo em equipamentos militares utilizados por tropas russas. Apesar disso, autoridades descartaram um possível envolvimento ucraniano na tragédia. A administração urbana de Sergiyev Posad disse em nota que a explosão foi causada por uma falha tecnológica.
Até agora, são 56 feridos identificados, estando 30 no hospital, seis deles em estado grave, confirmou, Andrey Vorobyov, Governador de Moscovo, região onde está localizada Moscou, em comunicação oficial no seu canal no Telegram. Segundo ele, a equipe de resgate conta com mais de 160 pessoas, que precisarão de cerca de 12 horas para retirar os escombros. Algumas pessoas ainda podem estar soterradas.
Te podría interesar
“Recebemos cerca de 100 apelos de moradores cujos apartamentos foram destruídos pela explosão. Um total de 38 prédios de apartamentos foram afetados”, completou. Em um vídeo, gravado pela câmera de segurança de um prédio, é possível ver o momento da explosão, que formou um cogumelo de fumaça no céu.
Para a imprensa russa, Vorobyov disse: “Estamos dentro da fábrica óptica e mecânica, mas esta fábrica há muito não tem nada a ver com óptica ou mecânica. Aqui são produzidos principalmente equipamentos de pirotecnia.” No entanto, um vídeo do local após a explosão mostra restos de equipamento militar espalhados pelo chão.
O Comitê Investigativo da Rússia informou que irá investigar possíveis violações das regulações de segurança industrial.
Drones ucranianos sobrevoando a capital russa
Na madrugada desta quarta, o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, informou que dois drones de combate foram abatidos ao adentrarem o território aéreo da cidade. O Ministério da Defesa da Rússia atribuiu a tentativa de ataque à Ucrânia.
Este seria o terceiro ataque a Moscou em uma semana, de acordo com autoridades russas, que anunciaram a derrubada de drones ucranianos no domingo e na segunda-feira. Sobre a teoria de que a explosão na fábrica em Sergiyev Posad seria obra de drones ucranianos, a representante da filial da região de Moscou do Comitê Investigativo Russo, Olga Vradiy, disse apenas que essa versão não foi confirmada.
*Com informações da agência estatal russa de notícias Tass