O poliéster é o principal componente da indústria da moda. A fibra representa mais da metade de todos os têxteis produzidos e se tornou a força motriz por trás do modelo de fast fashion atual. (leia abaixo como é a produção)
De um lado, as pessoas têm consciência da onipresente poluição por plástico e das preocupações ambientais relacionadas às embalagens plásticas, como garrafas PET e canudos.
Te podría interesar
Por outro lado, poucas pessoas se dão conta de que o plástico também está presente em nossas roupas e é praticamente impossível de reciclar. O material causa um problema significativo de resíduos e contamina nossos corpos e ambientes naturais com microfibras de plástico.
Há um outro aspecto do poliéster que é sua produção a partir de matéria-prima vinda do petróleo russo e combustíveis fósseis de outras empresas altamente extrativas e poluentes de combustíveis fósseis.
Te podría interesar
Elos ocultos entre moda e guerra
O relatório "Dressed too kill - Fashion brands hidden links too Russian oil in time of war" (Vestidas para matar - As marcas de moda têm ligações ocultas com o petróleo russo em tempos de guerra, em tradução livre) expõe os elos ocultos da cadeia de suprimentos entre grandes marcas e varejistas globais de moda e o petróleo russo.
A investigação realizada pela Changing Markets Foundation concentrou-se em dois dos maiores fabricantes de poliéster do mundo, a Reliance Industries, na Índia, e o Grupo Hengli, da China.
De acordo com o documento, foram encontradas evidências de que a Rússia se tornou o maior fornecedor de petróleo para a Reliance Industries e sua produção de poliéster, além de evidências de que o Grupo Hengli também tem comprado petróleo russo para fabricar seus produtos à base de poliéster.
Marcas globais de moda furam bloqueio
Os fios e tecidos de poliéster produzidos por ambas as empresas são, então, vendidos para fabricantes de roupas ao redor do mundo, que, por sua vez, produzem roupas para muitas das maiores marcas globais.
Mesmo que mais de 25 dessas marcas tenham suspendido ou retirado suas operações na Rússia após o início do conflito com a Ucrânia, em fevereiro de 2022, ao dependerem de materiais sintéticos, elas continuam contribuindo com a economia russa, financiando indiretamente a guerra.
Utilizando rastreamento de transporte, listas de fornecedores publicadas pelas marcas ou pelo Open Apparel Registry, informações divulgadas pelas marcas, respostas diretas ao questionário formulado pela ONG e consultas às empresas nas listas de fornecedores, o levantamento conseguiu montar as cadeias de suprimentos de várias marcas globais até a Reliance Industries e o Grupo Hengli.
Falta transparência na moda
Embora apenas algumas marcas forneçam divulgação pública suficiente de suas cadeias de suprimentos para estabelecer links diretos com o Grupo Hengli ou a Reliance, muitas das marcas incluídas no relatório são menos transparentes.
A pesquisa identificou que 39 das 50 (78%) marcas e empresas-mãe incluídas na pesquisa estão diretamente ou indiretamente conectadas às cadeias de suprimentos do Grupo Hengli ou da Reliance Industries.
Isso ilustra como roupas à base de poliéster, produzidas a partir de combustíveis fósseis controversos, podem se espalhar amplamente pela indústria global da moda. Isso contrasta com os compromissos de sustentabilidade e alegações de "verde" de muitas dessas mesmas marcas.
A investigação também constatou que as cadeias de suprimentos sintéticas ainda permanecem opacas. A maioria das empresas analisadas forneceu apenas fornecedores de primeiro ou segundo nível, como fabricantes de roupas e tecelagens, e, portanto, não divulgam de quem eles obtêm o poliéster usado em suas roupas, muito menos os fornecedores upstream - atividades que ocorrem antes da produção propriamente dita, como aquisição de matérias-primas, pesquisa e desenvolvimento, engenharia e design - de combustíveis fósseis extraídos.
Moda apoia economia russa
O relatório revela que a indústria da moda segue apoiando a economia russa em meio à guerra. Em fevereiro de 2022, em resposta ao início do conflito entre russos e ucranianos, empresas de todo o mundo foram pressionadas a suspender o comércio e as operações na Rússia.
Uma campanha global liderada por países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi deflagrada para condenar a operação militar da Rússia e exercer pressão sobre a economia do país, em conjunto com muitas sanções governamentais.
A queda nas exportações de petróleo para países com sanções em vigor foi em grande parte compensada pelo aumento das importações da Índia e da China, incluindo os dois produtores de poliéster, Reliance Industries e Hengli.
A Reliance Industries aproveitou as sanções ao petróleo russo, com análise de dados alfandegários da Changing Markets Foundation mostrando que, entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, o valor médio mensal de importação de petróleo russo pela Reliance era de 65 milhões de dólares dos EUA. Isso aumentou quase dez vezes para 640 milhões de dólares dos EUA por mês a partir de abril de 2022.
Grande parte dessas importações de petróleo russo acaba no complexo de Jamnagar, em Gujarat, na Índia, da Reliance, o maior complexo de refino de petróleo do mundo, onde começa a produção de poliéster para as roupas vendidas por empresas globais de moda.
Da mesma forma, até maio de 2022, as importações chinesas de petróleo russo aumentaram em 55% em comparação com o ano anterior, e é sabido que a Hengli tem comprado petróleo bruto com desconto da Rússia nos últimos meses.
Com a indústria da moda agora identificada como um importante consumidor final desses produtos derivados do petróleo, seu envolvimento nessa cadeia de suprimentos está ajudando a manter a indústria petrolífera russa aflorada.
- Foram encontradas 39 marcas e varejistas ligados a fabricantes de poliéster que usam petróleo russo, Hengli e/ou Reliance Industries. Evidências diretas de ligação a esses dois fabricantes foram encontradas para Benetton Group, Esprit, G-Star RAW, New Look e Next.
- Mais de 25 das 39 marcas suspenderam publicamente suas operações no país ou retiraram produtos da Rússia, mas, ao adquirir de fornecedores de poliéster que importam volumes recordes de petróleo russo, essas mesmas marcas de moda ainda estão contribuindo com a economia russa e, por extensão, com o coflito com a Ucrânia. Isso inclui as marcas Esprit, New Look e Next.
Poliéster produzido a partir do carvão
Grandes marcas de moda correm o risco de adquirir poliéster fabricado a partir de carvão, gás extraído por fraturamento hidráulico e petróleo do maior emissor mundial de gases de efeito estufa.
Além do petróleo russo, a Reliance Industries e o Grupo Hengli também obtêm combustíveis fósseis para a produção de poliéster de diversas fontes controversas ou não convencionais:
A investigação descobriu que a Hengli tem importado petróleo da Saudi Aramco, o maior emissor mundial de gases de efeito estufa.
A Hengli investiu em um projeto de 20 bilhões de dólares dos EUA para produzir poliéster a partir do carvão, que tem previsão de entrar em operação até o final de 2025 na província rica em carvão de Shaanxi, na China.
Isso significa que, apesar dos compromissos das marcas de moda com o clima e dos planos de eliminação gradual do carvão, mais de 30 marcas incluídas na pesquisa correm o risco de vender poliéster produzido a partir do carvão no futuro próximo, incluindo Benetton Group, Esprit, G-Star RAW, New Look e Next.
Algumas dessas marcas, incluindo Esprit e G-Star RAW, afirmaram que não comprariam de fornecedores que produzem poliéster a partir do carvão, o que indica que deveriam cortar o Grupo Hengli como fornecedor. Se tais marcas não melhorarem rapidamente a visibilidade da cadeia de suprimentos e se afastarem de empresas com planos de transformar carvão em roupas, elas estarão violando seus próprios compromissos climáticos.
Há evidências crescentes de que o gás extraído por fraturamento hidráulico dos EUA está sendo importado para a Reliance Industries para produção de poliéster.
Consumidor não sabe de onde vem o poliéster
As marcas de moda não têm transparência em suas cadeias de suprimentos de roupas sintéticas. Em agosto de 2022, a Changing Markets Foundation entrou em contato pela segunda vez com 55 marcas com um questionário sobre suas práticas de aquisição de sintéticos.
As descobertas das respostas obtidas em setembro revelam níveis alarmantemente baixos de divulgação e visibilidade das cadeias de suprimentos sintéticas das marcas, e nenhum progresso foi feito em relação ao ano passado.
Várias marcas relataram que ainda não iniciaram o mapeamento de seus fornecedores de fibras sintéticas, apesar de informarem que uma parcela significativa de suas roupas é feita de poliéster e outros materiais sintéticos.
No entanto, como a pesquisa mostrou, foi possível fazer essas conexões para eles na maioria dos casos, levantando sérias questões sobre o compromisso das marcas em entender sua dependência de fibras derivadas de combustíveis fósseis.
- Das marcas que responderam às perguntas da Changing Markets sobre seus fornecedores de sintéticos, 26 de 31 (84%) forneceram poucos detalhes sobre seus fornecedores de sintéticos.
- Várias empresas não forneceram nenhum detalhe sobre fornecedores de sintéticos, incluindo as varejistas Asda, Sainsbury's e Tesco, as varejistas de rua Inditex e Uniqlo, a loja online Zalando, a marca esportiva Puma e as empresas de luxo Burberry e Kering (que abrigam marcas como Balenciaga, Bottega Veneta, Gucci e Saint Laurent).
- Apenas 4 das 31 marcas que responderam (ou 7% de todas as marcas incluídas na pesquisa) enviaram à Changing Markets Foundation suas listas de fornecedores de sintéticos. Essas marcas são Levi Strauss & Co, Next e Reformation, sendo que a Boohoo compartilhou apenas suas listas de fornecedores de sintéticos reciclados.
Moda está ligada aos combustíveis fósseis
O relatório da Changing Markets Foundation mostra que a moda está intrinsecamente ligada à extração de combustíveis fósseis. Enquanto outras indústrias tentam se descarbonizar, a indústria fashion está em uma trajetória de aumento do uso de fibras sintéticas.
A indústria da moda é uma das piores culpadas pelo greenwashing - conceito que envolve fazer uma alegação não comprovada para enganar os consumidores, fazendo-os acreditar que os produtos de uma empresa são ecologicamente corretos ou têm um impacto ambiental positivo maior do que realmente têm - se esforçando para nos dizer o quão ambiciosos são seus compromissos, mas na realidade, eles estão em uma trajetória ascendente de uso de sintéticos e esses sintéticos estão se tornando mais poluentes.
Muitas marcas ainda não têm compromissos concretos e específicos de redução de emissões dentro de prazos determinados, muito menos planos de ação para eliminar a dependência de materiais derivados de combustíveis fósseis.
Não apenas o petróleo russo contaminado está chegando às nossas roupas, mas também é altamente provável que sejam utilizados combustíveis fósseis não convencionais, como o gás fraturado dos EUA, e o poliéster derivado do carvão será em breve uma realidade lamentável, apesar do compromisso público da moda de se afastar desse combustível fóssil mais sujo.
Portanto, a eliminação gradual das fibras sintéticas precisará ser um elemento-chave de quaisquer compromissos críveis de redução de emissões e fase de carvão por parte das empresas de vestuário.
Como é produzido o poliéster?
A produção de fibras sintéticas para roupas a partir do tereftalato de polietileno (PET) envolve múltiplas indústrias e estágios de fabricação.
- Começa com a extração de matérias-primas de reservas de combustíveis fósseis (principalmente petróleo bruto e gás natural, mas com planos também para usar carvão).
- A extração pode ocorrer por meio de vários métodos, desde perfuração e bombeamento tradicionais de petróleo até a fratura hidráulica (fracking) de gás natural ou petróleo.
- Cada combustível fóssil tem um processo de refino diferente. No caso do petróleo bruto, uma vez extraído das reservas de petróleo subterrâneas, é transportado para refinarias (por meio de oleoduto, navio-tanque, caminhão ou navio).
- Em uma refinaria de petróleo, o petróleo bruto é separado em vários produtos de petróleo utilizáveis, incluindo líquidos ou petroquímicos que a indústria petroquímica utiliza para produzir uma variedade de produtos químicos e plásticos.
- Durante o processo de refino, o petróleo bruto é aquecido antes de ser destilado, onde o petróleo bruto pesado se separa em componentes mais leves chamados frações. Um desses produtos fracionados, a nafta, é a matéria-prima petroquímica básica para o plástico.
- A craqueamento a vapor é um importante processo petroquímico que utiliza catalisadores, calor, alta pressão e solventes para decompor as moléculas de nafta em produtos úteis.
- Durante esse processo, os dois produtos petroquímicos mais comuns são produzidos - olefinas e aromáticos.
- Muitos produtos petroquímicos podem ser derivados do petróleo bruto nas refinarias, mas o etileno e o p-xileno são os usados para a produção de plásticos e poliéster.
- Uma vez obtido o etileno (um gás incolor e inflamável com um leve odor "doce e musky" em sua forma mais pura), ele passa por um processo de polimerização. O processo de polimerização é uma reação química geralmente realizada com um catalisador, calor ou luz, onde os gases de olefinas leves são convertidos em polímeros.
- O processo de polimerização então gera substâncias espessas e viscosas conhecidas como resinas, que são usadas para fazer produtos plásticos. O PET é produzido pela polimerização do etilenoglicol e do ácido tereftálico (dependendo do processo, outros ácidos, como o ácido dimetil tereftálico, também são usados) e são combinados usando calor e alta pressão.
- O etilenoglicol é um líquido incolor obtido do etileno e o ácido tereftálico é um sólido cristalino obtido do xileno. O resultado é um líquido de consistência semelhante ao mel, que é extrudado, seco e picado para formar pellets de plástico PET.
- Para fazer as fibras de poliéster, os pellets de plástico PET passam por extrusão e fiação. Os pellets de plástico PET são derretidos e extrudados através de pequenos orifícios chamados furos de fiar para formar tiras longas, que são então resfriadas e endurecidas para formar fibras, que são o início da produção de filamento de poliéster.
- A forma dos orifícios pode ser alterada para criar fibras de diferentes qualidades. Essas fibras são então torcidas juntas para criar fios de filamento de poliéster e enroladas em bobinas, onde começarão o processo de confecção para serem tricotadas e tecidas em tecido de poliéster.
- Muitas vezes, o poliéster é misturado com outras fibras sintéticas e/ou naturais. Os tecidos sintéticos passam por várias etapas antes de estarem prontos para se tornarem uma peça de roupa.
- Primeiro vem o processamento úmido, que envolve tingimento e acabamento, frequentemente usado para melhorar a qualidade e conferir determinadas funcionalidades ao tecido.
- Por último, vem o processo de montagem, que é uma etapa crucial na produção de tecidos. A indústria de confecções, então, cria peças de vestuário sintéticas, que posteriormente são distribuídas e vendidas por varejistas aos consumidores.