ESTADOS UNIDOS

Saiba por que fotos de Trump e aliados como réus parecem meme

Qualidade das fotos tiradas pela polícia da Geórgia é criticada por fotógrafos profissionais

Trump foi acusado junto de 18 aliados de tentar reverter o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos em 2020.Créditos: Reprodução/Globoplay
Escrito en GLOBAL el

O ex-chefe de Estado, Donald Trump, se entregou às autoridades depois de ser acusado de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020 nesta quinta-feira (24). A chamada “mug shot” de Trump gerou repercussão por se parecer mais com meme do que com uma foto profissional.

Não apenas a fotografia de Trump, mas de seus aliados, que tiraram foto por terem sido indiciados pela justiça dos EUA. As imagens também apresentam muita má qualidade. Um fotógrafo de Ohio, Jake Olson, não deixou de comentar que as fotos “muito ruins” e disse todas se parecem com um meme.

Foram pelo menos 11 pessoas, além de Trump, autuadas e fotografadas em uma prisão de Atlanta, na Geórgia, são elas: Rudy Giuliani, Sidney Powell, Jenna Ellis, Kenneth Chesebro, Cathy Latham, Harrison Floyd, Mark Meadows, Ray Smith, Harrison Floyd e Scott Hall.

Ray Smith, Cathy Latham, Rudy Giuliani, Kenneth Chesebro, Harrison Floyd, Sidney Powell, Mark Meadows, Jenna Ellis. Créditos: Condado de Fulton/Divulgação

Relembre o caso

Na semana passada, Trump foi acusado formalmente junto de 18 aliados (ou "coconspiradores"), de tentar reverter o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos em 2020 no Estado da Geórgia para se manter no poder. Na Geórgia, Biden ganhou por pouco e por isso, Trump tentou mudar ilegalmente os resultados através de uma conspiração.

Em janeiro de 2021, Trump telefonou para o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, pedindo pra ele “encontrar” os quase 12 mil votos que colocariam sua margem de votos à frente da Biden.

Segundo a promotora Fani Willis, “essa conspiração continha plano e propósito comuns de cometer dois ou mais atos de extorsão no condado de Fulton, na Geórgia, em outras partes do estado da Geórgia e em outros estados”.

Regras básicas da fotografia

Regras básicas de fotografias foram totalmente ignoradas, disse Olson, chocado. Inclusive, é possível observar que um dos principais problemas nas imagens é a iluminação.

“Eles têm uma luz no estilo interrogatório, você pode notar que todos têm aquele pequeno ponto iluminado na testa”, destacou o professor de Pittsburgh e fotógrafo, Ray Mantle. "Todos eles não parecem bem... todos parecem cansados”.

Olson observou que o fundo cinza também não ajudou muito em nada. “Nem a marca d’água da polícia local”. Ele também disse ser " um pouco exagerado… pois ocupa 40% da metade superior do foto!"

“Se eu quisesse produzir um ensaio de fotos de réu ruins, pediria para os modelos fazerem exatamente as caras que eles estão fazendo”, conclui Olson. Vale ressaltar que diferente da maioria de fotos de réus, estas são divulgadas por todo lugar.

Mantle afirmou que “para muitas dessas pessoas, essa é a sua grande estreia pública [...] eles sabem que todo mundo vai ver as fotos”. Ele diz que mesmo assim alguns deles podem se arrepender das poses registradas.

‘São assim mesmo’

Cooper Lawrence, jornalista que escreveu extensivamente sobre a cultura das celebridades, confirmou que conseguir uma boa foto de reú é uma tarefa difícil. De acordo com ela, é um equilíbrio não muito fácil de encontrar [...] celebridades como Justin Bieber, Lindsay Lohan e Paris Hilton também foram fotografados em prisões.

"Não ria. Uma risada fará com que você pareça muito arrogante", ressaltou Lawrence. "Dar um leve sorriso, como Lindsay Lohan e Paris Hilton fizeram". Um sorriso diz: 'sim, isso é uma m*rda, mas vou ficar bem". 

Todavia, ela lembra que também há uma diferença entre uma foto de evento e uma foto de sistema prisional. "Manter a simplicidade, pois está indo para a cadeia, não para um evento”.

Com informações de BBC News Brasil

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar