INSATISFAÇÃO

Entenda a curiosa história das ilhas que querem mudar de país

Território insular estuda mudar seu status ou até mesmo se tornar uma região autônoma, só para não seguir dominada pela nação atual

Créditos: Wallpaperflare
Escrito en GLOBAL el

As Ilhas Orkney, ou Órcades, são um arquipélago localizado no norte da Escócia. Atualmente, elas fazem parte do Reino Unido, mas estudam formas alternativas de governança, como uma mudança para Noruega.

As Orkney são cultural e geograficamente próximas da Escandinávia e a ideia é, justamente, recorrer a seus parceiros escandinavos, ao que James Stockan, líder do Conselho das Órcades, chama de “conexão nórdica”. As ilhas eram mantidas sob controle de Noruega e Dinamarca até 1472, quando foram oferecidas à Escócia.

Uma moção será apresentada ao Conselho do Arquipélago na próxima semana para analisar "formas alternativas de governança". Stockan diz que as ilhas não recebem financiamento justo com seu relacionamento atual dentro do Reino Unido.

As alternativas estudadas são seguir os passos das Ilhas Faroe, que são um território autônomo da Dinamarca, ou se tornar uma Dependência da Coroa Britânica, como as Ilhas do Canal e a Ilha de Man. Na prática, as Órcades deixariam de ser do Reino Unido, o que responde às alegações feitas por Stockan a BBC Radio Scotland de que Orkney estava sendo “deixada terrivelmente na mão” pelo governo britânico.

O governo escocês afirmou, por sua vez, que, em 2023-2024, o Conselho das Ilhas Orkney receberia £ 89,7 milhões para financiar serviços — e £ 4,6 milhões adicionais decorrentes de um aumento de 10% no imposto local.

Em 2017, o Conselho das Ilhas Orkney votou para que se avaliasse se o arquipélago poderia ter maior autonomia. Mas, embora quisessem ter uma "voz mais ativa", eles não apoiaram a independência total de Orkney.

As Orkney são um destino ainda desconhecido pelos brasileiros, cujos principais atrativos incluem castelos, tesouros arqueológicos e paisagens fascinantes, regadas a herança cultural viking.