POLÍTICA

Explosão terrorista deixa 44 mortos em comício político no Paquistão

Alvo foi partido deobandi sunita com muita força no Balochistão

Manifestação da Jamia Ulema-a-Islam, partido fundamentalista que foi alvo de atentado no PaquistãoCréditos: Reprodução/Facebook
Escrito en GLOBAL el

44 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado terrorista no noroeste do Paquistão neste domingo (30), quando uma bomba explodiu em um evento do Jamia Ulemah-al-Islam (JUI), partido islâmico do país.

O evento ocorria na cidade de Jar, no noroeste do país, nas proximidades da fronteira entre Paquistão e Afeganistão. 

Imagens do incidente mostraram corpos espalhados pelo local e voluntários carregando vítimas encharcadas de sangue para ambulâncias.

A bomba explodiu dentro de um local lotado por militantes Jamiat Ulemah-al-Islam, conhecido por suas ligações com o Islã de linha dura da região do subcontinente indiano, o chamado deobandismo.

O JUI é um dos principais partidos do Balochistão, região que tem problemas com movimentos separatista.

Nenhum grupo terrorista reinvidicou o ataque até o momento, mas, segundo informações do The Wire e da AFP, o ISIS-K, Estado Islâmico Para a Região do Coração (que inclui Afeganistão, Paquistão e Índia) pode ser um dos envolvidos, haja vista que já atentou contra o JUI recentemente.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shebaz Sharif, que enfrenta dura vida política em sua caçada contra o populista de esquerda Imran Khan, lamentou o incidente e "condenou fortemente" o atentado terrorista.