SUL GLOBAL

Dilma Rousseff se reúne com Putin em Cúpula Rússia-África

Presidenta do NBD se encontra com líder russo em evento estratégico para cooperação econômica

Dilma encontra Putin.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (26), a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, participa das atividades da 2ª Cúpula Rússia-África - Fórum Econômico e Humanitário em São Petersburgo, na Rússia. O evento ganha destaque por ser uma ocasião relevante para o NBD, conhecido como o Banco dos BRICS, onde sua presidenta terá a oportunidade de se encontrar com importantes líderes do grupo.

Durante o evento, o NBD reiterou sua postura de não considerar novos projetos na Rússia, enfatizando que opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais. A instituição negou qualquer especulação sobre tal assunto, destacando a transparência de suas ações.

Em sua conta oficial no Twitter, Dilma anunciou que, além de discursar na sessão plenária do fórum, terá reuniões bilaterais com dois chefes de Estado que são membros fundadores do NBD: Vladimir Putin, da Rússia, e Cyril Ramaphosa, da África do Sul. O foco principal dessas reuniões será a discussão da próxima Cúpula dos BRICS, agendada para ocorrer na África do Sul, com temas que incluem a expansão do NBD e outros assuntos de interesse conjunto.

Além das reuniões com os presidentes da Rússia e África do Sul, Dilma também informou que, à margem da Cúpula Rússia-África em São Petersburgo, planeja se encontrar com líderes de outros países africanos para discutir sua participação na próxima reunião da Cúpula dos BRICS, que ocorrerá entre 22 e 24 de agosto, na África do Sul.

A presença da presidenta do NBD na 2ª Cúpula Rússia-África destaca o compromisso contínuo do grupo BRICS em buscar o crescimento econômico e a cooperação entre seus membros, promovendo o desenvolvimento sustentável e a prosperidade mútua. O evento representa uma oportunidade ímpar para a discussão de estratégias conjuntas e o fortalecimento dos laços entre as nações participantes.


Veja a nota postada no Twitter da presidente: