TITANIC

"Doutor Titanic": quem é o pesquisador que morreu no submarino Titan em sua 30ª expedição aos destroços

Ex-oficial da marinha francesa participaria de uma exposição sobre o navio no próximo mês de julho; conheça sua historia

Paul-Henri Nargeolet já havia ido mais de 30 vezes ao destroços do Titanic.Créditos: Reprodução/OceanGate
Escrito en GLOBAL el

Com a confirmação das mortes de todos os tripulantes do submersível Titan, o mistério finalmente chegou ao fim. Entre as pessoas que estavam a bordo, estava um ex-mergulhador francês que tinha uma história de longa data com o Titanic e já havia estado no local do naufrágio outras vezes. 

Paul-Henri Nargeolet, apelidado de "Doutor Titanic", era um oceanógrafo francês que  participou das primeiras expedições que, após a descoberta do naufrágio em 1985. Ele foi responsável por trazer à superfície os primeiros objetos da embarcação.

No próximo dia 18 de julho, haveria a inauguração de uma exposição dedicada ao navio na Porte de Versailles, em Paris, que contará com várias relíquias do naufrágio. A presença de Nargeolet era esperada.

"Saudamos a paixão e a coragem desse extraordinário explorador e agradecemos a ele pelos sonhos e emoções que nos proporcionou", disse Pascal Bernardin, organizador da mostra "Titanic, L'Exposition".

Em 2022, para marcar o 110º aniversário do naufrágio do transatlântico, ele publicou "Dans les profondeurs du Titanic" (Nas profundezas do Titanic, em português), com a editora HarperCollins France. 

??A editora também prestou homenagem a ele nesta sexta-feira. "Estou profundamente triste por saber da morte de Paul-Henri no mar, ao lado dos outros quatro membros da expedição. Nós nos lembraremos dele como um homem apaixonado, caloroso e profundamente gentil, que era um incrível contador de histórias", disse a gerente da editora, Emmanuelle Bucco-Cancès.

Trajetória do Doutor Titanic

Nascido em Haute-Savoie (região do leste francês fronteiriça com a Suíça), Paul-Henri Nargeolet passou a primeira parte de sua carreira como oficial da marinha. Ele se tornou comandante do grupo de mergulhadores de Cherbourg, antes de se tornar piloto de submarino no Grupo de intervenção submarina da Marinha Francesa.

Ele se tornou chefe de submarinos de intervenção em águas profundas no Instituto Francês de Pesquisa para Exploração do Mar (Ifremer) em 1986. Um ano antes, uma equipe liderada pelo cientista norte-americano Robert Ballard, em cooperação com o Ifremer, havia encontrado os destroços do Titanic. Ao logno dos anos, o "Doutor Titanic" fez mais de 30 expedições subaquáticas ao local do naufrágio. 


Com informações da RFI