É GOLPE

Bilionária do Vale do Silício que prometia 'revolução' na saúde é presa por fraude

Elizabeth Holmes, CEO da Theranos, se entregou às autoridades dos EUA e cumprirá pena de 11 anos de prisão

Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da Theranos.Créditos: TechCrunch/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A bilionária Elizabeth Holmes, empresária do setor de tecnologia do Vale do Silício que prometia uma revolução em diagnósticos médicos, foi condenada a 11 anos de prisão por fraude e se entregou às autoridades do Texas, nos EUA, nesta terça-feira (30). Ela foi acusada de fraudar investidores com sua empresa de biotecnologia, Theranos.

A pena deveria estar sendo cumprida desde o último dia 27 de abril, mas seus advogados entraram com um último recurso que pedia a avaliação de questões processuais. Além da prisão, também foi estabelecida uma multa para ressarcir as vítimas. Holmes e seu ex-braço direito Ramesh Balwani, considerados os responsáveis pela fraude, terão de desembolsar 452 milhões de dólares, equivalente a pouco mais de R$ 2 bilhões.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A empresária que hoje tem 39 anos teria mentido para enganar investidores, afirmando que sua empresa tinha desenvolvido uma máquina que, com uma porção pequena de sangue, teria a capacidade de fazer exames médicos de diversas ordens e sobre uma variedade enorme de problemas de saúde.

Mas a promessa obviamente nunca foi entregue e a Theranos jamais conseguiu desenvolver tal máquina. Acontece que nesse meio tempo a empresa já oferecia diagnósticos médicos ao público e acabou comprovado que terceirizava esses exames. Muitos desses exames terceirizados traziam diagnósticos errados dos clientes, o que gerou ainda mais problemas para a empresária, e especialmente aos pacientes.