TESTE FALSO

PF investiga fraude e desvio de dinheiro em testes de covid-19 em SC

Operação Teste Falso apura o desvio de quase meio milhão de reais destinados à saúde pública

Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal está investigando um esquema de fraudes em testes de covid-19 que pode ter causado o desvio de R$ 400 mil de cofres públicos da cidade de Curitibanos, em Santa Catarina.

Segundo a investigação, laboratórios localizados na cidade realizavam testes-rápidos de covid-19 como se fossem os PCR, que custam mais.

Sete mandados de busca e apreensão foram executados pela Polícia Federal. A justiça também ordenou o congelamento dos bens dos responsáveis pela suposta manipulação.

“As investigações apontaram indícios de que alguns laboratórios sediados na cidade catarinense teriam aplicado testes-rápidos de covid-19 nos cidadãos como se fossem do tipo RT-PCR, que é mais complexo e mais caro para os cofres públicos", afirma a Polícia Federal.

De acordo com a apuração das autoridades policiais, os laboratórios gastaram R$ 400 mil a menos do que o pago pela prefeitura do município de Curitibanos para executar os testes.

“O inquérito policial segue em curso e os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de peculato, fraude em licitação e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 23 anos de prisão", afirmou a nota da instituição policial.