ÁFRICA

Violência no Sudão: conflito entre milícias e militares está prestes a se tornar guerra civil

Milícias tomaram palácio presidencial e aeroportos, em tentativa de golpe contra governo militar, que também tomou poder à força em 2021

As Forças de Apoio Rápido assumiram o controle de uma base do exército em Kabkabiya, em Darfur, e prenderam o comandante da regiãoCréditos: Twitter/Reprodução/RSFSudan
Escrito en GLOBAL el

Desde o início da manhã deste sábado, a capital do Sudão, Cartum, tem se tornado teatro de guerra entre dois grupos armados: o exército do país, que comanda o governo sudanês sob liderança do general al-Burhan desde 2021, e as Forças de Suporte Rápidas (RSF), uma milícia paramilitar que pretende tomar o poder do estado.

Um breve resumo do conflito

As RSF foram oficialmente formadas em 2013. Elas foram criadas a partir da reunião de várias tropas de combatentes janjaweed para combater na Guerra de Darfur, que já dura mais de 20 anos.

A Guerra de Darfur é - muito resumidamente - um conflito entre forças anti-árabes e pró-árabes na região do sul Sudão e do norte do atual Sudão do Sul. Os Janjaweeds faziam parte das forças pró-árabes e pró-governo de Cartum.

O problema é que o Sudão passou por duas guerras civis, passou pela criação do estado do Sudão do Sul, viu a ditadura Omar al-Bashir - que durou 30 anos - cair, passou por um golpe de estado em 2021 e ainda segue em conflitos na região de Darfur para combater forças separatistas.

Além disso, o país conta com fartas reservas de ouro, minério de ferro, cromita, zinco, alumínio, níquel, além de ser o 23º país do mundo em reservas de petróleo. 

A instabilidade política e a violência acentuada do país fazem com que, desde a década passada, um verdadeiro caos político - somado à estagnação econômica e fortes pressões inflacionários - se instaure no Sudão.

A situação em Cartum

Nesta manhã, a cidade de Cartum amanheceu com ataques da RSF para controlar o governo sudanês. Desde 2021, o país é comandado por uma junta militar ligada à antiga ditadura al-Bashir.

Neste sábado, as forças paramilitares decidiram contra-atacar e tentar instaurar um governo através de um golpe de estado. Diversos pontos estratégicos de Cartum e de cidades próximas foram tomados. A RSF já tem o domínio de diversas parcelas da região de Darfur, no sol do país.

Os Janjaweed tomaram o controle do palácio presidencial, do aeroportos de algumas bases militares em Cartum neste sábado. O governo sudanês nega, afirmando que mantém controle da situação. Em comunicado à imprensa, ambas as forças afirmaram ter intenção de reduzir a violência.

Caso o confronto continue, é difícil que o país não entre em uma terceira guerra civil. A Reuter afirma que a RSF tem cerca de 100 mil homens, enquanto os militares de al-Burhan tem forças similares. Até o momento, existem três civis mortos pelo conflito. 

 

Temas